Espetáculo on-line gratuito contempla o folclore brasileiro e diversidade

Espetáculo  será disponibilizado de forma gratuita no canal do Youtube da companhia

Da Redação

Neste dia 22 de novembro, a produtora artística Cia. Camarim estreia um projeto infantil de turnê teatral filmada. O espetáculo de bonecos “Os causos do Zé Barbado”, que narra as aventuras de um pescador com lendas da cultura popular brasileira, será disponibilizado de forma gratuita no canal do Youtube da companhia, como realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, via ProAC ICMS.

A peça, que contou com uma versão presencial em período anterior à pandemia de covid-19, teve sua composição adaptada para seguir com as apresentações nas plataformas digitais. A montagem cênica renovou detalhes do cenário e do figurino para viabilizar o roteiro em teatro on-line, preservando a inspiração artesanal que é a marca estética da Companhia. O objetivo do novo projeto infantil, conforme explica Bruno Wan-Dick, líder da Cia. Camarim e diretor do espetáculo, “é retomar o contato com as crianças através de estórias que divertem e as aproximam da nossa cultura”.  

No espetáculo filmado, o protagonista Zé Barbado supera situações de preconceito e bullying com a ajuda de figuras do folclore brasileiro. Após ter seu rosto queimado ao montar por engano a mula sem cabeça, o pescador se refugia nas matas entristecido com a discriminação dos moradores. Ao conhecer personagens tão singulares como a iara, o boitatá, o saci e a cuca, Zé Barbado descobre e compartilha estórias bem-humoradas sobre suas peripécias nas vilas que encontra pelo caminho. 

O conteúdo do espetáculo tem classificação livre e ficará disponível no canal da Cia.Camarim por um período inicial de três meses. Uma coleção de livros com os relatos de Zé Barbado e seus amigos do folclore brasileiro também está em processo de produção para um lançamento próximo. 

Ficha Técnica 

Espetáculo: Os causos do Zé Barbado 

Tema: Diversidade, preconceito e bullying 

Gênero: Lendas e mitos, teatro de bonecos 

Conteúdo: Folclore brasileiro 

Classificação: Livre 

Público-alvo do projeto: crianças de 5 a 12 anos 

Texto e direção: Bruno Wan-Dick 

Produção: Cia. Camarim 

Produção cinematográfica: Síntese Filmes 

Estúdio: TV UNESP 

ProAC ICMS 

Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Youtube Cia. Camarim: 

https://www.youtube.com/ciacamarim 

Facebook Cia. Camarim: 

https://www.facebook.com/ciacamarim 

Instagram Cia. Camarim: @ciacamarim

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!