Botucatu pode receber unidade do Instituto Federal de Educação
IFSP conta com 37 câmpus ativos; na região Avaré possui uma unidade
Da Redação
Botucatu pode ter a implantação de mais uma unidade de educação pública. Reunião nesta quarta-feira, 8 de dezembro, no Ministério da Educação, em Brasília, debateu os trâmites para a instalação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) no município.
Esta foi a pauta tratada pelo prefeito Mário Pardini junto ao ministro Milton Ribeiro. Não foram informados quais os possíveis cursos e nem um possível cronograma para a efetivação da unidade. Na região, Avaré comporta um Instituto Federal, com cursos em nível superior, tecnológico e técnico.
“Próximo passo será cumprir agenda com o reitor do Instituto para planejarmos ações futuras. Desta forma, nossas crianças poderão dar sequência aos estudos frequentando escolas em período integral e já sendo preparadas para atuarem profissionalmente no mercado regional, uma vez que os cursos serão oferecidos para atender à necessidade de mão de obra das empresas que atuam em nossa cidade”, salientou Pardini.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSP é integrante. Ainda que vinculado ao MEC, o IFSP detém autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, nos termos do Art. 1º, Parágrafo único, da Lei nº 11.892/2008.
O IFSP representa o maior órgão da Rede Federal, contando com 37 câmpus ativos e mais de 62 mil estudantes matriculados, conforme dados da Plataforma Nilo Peçanha 2020 [referência 2019] (MEC/2020).