Polícia de Botucatu prende quadrilha que praticava golpe do filtro de água

Golpistas trocavam o filtro de água, pegar a senha e efetuar nova operação de pagamento

Da Redação

Uma quadrilha que aplicava golpes e faziam transferências bancárias das vítimas foi presa pela Polícia Militar na tarde desta sexta-feira, 7 de janeiro, em Botucatu. Ação ocorreu após denúncia de uma das vítimas e trabalho de localização e abordagem do veículo usado pelos suspeitos. A captura dos envolvidos ocorreu em outros municípios como Piracicaba e Americana.

Ao menos três botucatuenses foram vítimas do golpe que consistia em informar às vítimas que o filtro de água precisava ser substituído. Isso ocorria porque um dos acusados era funcionário da empresa na qual os lesados compraram os equipamentos. De posse da lista de clientes (de preferência de pessoas com mais idade), o golpista se apresentava no endereço de cada vítima portando um crachá de identificação e se oferecia para a troca do filtro.

Após a substituição do equipamento era efetuada, solicitava o pagamento do serviço por cartão de débito. Durante o processo de faturamento, os acusados viam a senha digitada. Alegavam depois que a máquina estava sem sinal e que o procedimento precisava ser refeito. Iam para outro local dizendo que buscavam sinal e, sem que o cliente viesse a perceber, faziam a transferência no valor de R$ 5 mil. Após, deixavam o local.

A prisão dos acusados envolveu 5 equipes policiais que apuraram as denúncias. A primeira prisão ocorreu após denúncia de que o carro usado pelos golpistas, um Lifan placas FKS-3869, circulava por Anhembi. Uma viatura tentou abordagem, sendo que os acusados iniciaram fuga. Enquanto a perseguição ocorria pela Rodovia Rodovia Geraldo de Barros (SP 304), na entrada de Piracicaba, outra equipe policial, já ciente da ocorrência, efetuou o cerco. Dentro do carro estavam dois dos acusados, Vinicius Afonso de Abreu e Sérgio Paiola, sendo detidos em flagrante.

Enquanto faziam seus relatos, os envolvidos relataram que outros dois membros do grupo estavam em Americana e Botucatu. Com as informações sobre endereços e características, a PM prendeu Jefferson Soares dos Santos na cidade de Americana e Ricardo Luchese, conhecido por Alemão Cantor, em Botucatu.

Durante a operação foram apreendidas cinco máquinas de cartão, quatro smartphones, além do carro usado na fuga. Os quatro envolvidos foram indiciados por Estelionato e Associação Criminosa e podem pegar de um a três anos de prisão em regime fechado.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!