Sistema implantado em Botucatu ajuda na hora de saber onde está o ônibus circular

Novo ponto de wi-fi gratuito também foi instalado no largo Paratodos

da Prefeitura de Botucatu

Novo sistema eletrônico para monitoramento de horários de ônibus foi lançado nesta sexta-feira (24) pela Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em um evento que reuniu autoridades públicas, representantes do Conselho Municipal do Transporte Coletivo e populares em geral, no ponto de ônibus do largo Paratodos.

Paratodos - Transporte Publico sistema internetA iniciativa do Poder Público pretende dar fim a uma angústia de anos dos usuários do transporte público de Botucatu: chegar no ponto e saber se seu ônibus já passou ou ainda está por vir.

Para viabilizar o serviço, a Divisão de Tecnologia e Recursos da Informação (TI) – vinculada à Secretaria da Administração de Botucatu, instalou também no Paratodos todos os equipamentos necessários para a disponibilização de internet grátis, via wi-fi. Trata-se da oitava Praça Digital de Botucatu, que além de possibilitar à população acesso livre à internet, permite que o sistema montado exiba em tempo real os horários de ônibus aos passageiros e outras notícias relevantes ao grande público.

O monitor foi idealizado pela Semutran, que desde o início deste mês já tem implantado nos principais abrigos de ônibus da Cidade adesivos de QR Codes, espécie de código de barras em 2D. Para usufruir do serviço, basta que o usuário tenha um aplicativo para decodificação de QR Codes em seu smathphone ou tablet. Ao posicionar a câmera do aparelho à imagem, o usuário é redirecionado eletronicamente à tabela de horários de passagem do ônibus no ponto exato onde o passageiro está. A frota do transporte público coletivo de Botucatu é monitorada por GPS, possibilitando que o serviço forneça à população o tempo mais fiel possível dos ônibus dentro de suas respectivas linhas.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo, comparou a implantação do sistema eletrônico para monitoramento dos horários de ônibus com a primeira chegada do homem à lua. “De fato temos que encarar isso tudo como um grande passo para a história de Botucatu, e que talvez só daremos conta do quão revolucionário é daqui 20, 30 ou 40 anos. Da mesma maneira que foi a implantação dos contadores regressivos nos semáforos, esperamos amenizar um pouco a ansiedade da pessoa que espera seu ônibus e assim restaurar a credibilidade do serviço de transporte público na Cidade. A intenção é com o tempo ampliar o serviços”, afirma.

Praça Digital já tem 14 mil usuários – Além do Paratodos, o projeto Praça Digital já está nas praças Rubião Júnior, Dom Luiz Maria de Santana (Catedral), Emilio Peduti (Bosque), Cavalheiro Virgílio Lunardi (Igreja Sagrado Coração de Jesus), Carlos Gomes (Igreja São Benedito) e Alexandre Fleming (em frente ao Hospital do Bairro) e Ginásio Municipal. Atualmente o serviço de internet grátis via wi-fi também já é disponibilizado no Prédio da Prefeitura e Terminal Rodoviário.

Para ter acesso gratuito à internet o usuário deverá se conectar à rede “Praça Digital”. Será direcionado para uma tela onde deverá preencher um cadastro com seus dados e em seguida deverá preencher o e-mail e senha. Uma vez logado, o usuário terá cinco horas contínuas de conexão. A velocidade de conexão é de no mínimo 256kbps, com acesso irrestrito e gratuito a qualquer cidadão.

Deixe um comentário