Botucatu recebe lançamento de obra que analisa impactos da Operação Lava Jato na política brasileira
Livro busca compreender os meandros da Operação Lava Jato, sob a ótica da legalidade e dos vícios judiciais
Da Redação

Nesta quinta-feira, 28 de abril, Botucatu recebe o lançamento do livro “Política no Banco dos Réus: a Operação Lava Jato e a erosão da democracia no Brasil” (Editora Autêntica, 2022, 272 páginas), do cientista político Fábio Kerche e da secretária-executiva da Associação Brasileira de Ciência Política, Marjorie Marona. Evento está marcado para as 19h30, na Rua Dr. Cardoso de Almeida, 320, onde os autores farão noite de autógrafos.
O livro busca compreender os meandros da Operação Lava Jato, sob a ótica da legalidade e dos vícios judiciais que consistiram na prisão de diversos políticos, empresários e seus impactos nas eleições de 2018. A operação constituiu o fenômeno político mais importante da última década no Brasil, tendo alcançado mais de 90% de apoio da opinião pública e gerado heróis e inimigos nacionais.
“Hoje sabemos das fortes tonalidades políticas da operação e das profundas violações de direitos por ela geradas. No entanto, faltava na academia uma análise sobre por que a Lava Jato foi possível e sobre suas consequências. O resultado é uma análise institucional, política e midiática da operação desde o seu auge até seu momento de derrota política. Uma análise crítica baseada nos fatos e no estado da arte da teoria, que permitirá ao leitor fazer o próprio balanço da Lava Jato, dos seus exageros e dos problemas envolvidos na politização da luta anticorrupção”, salienta Kerche.
Fábio Kerche é doutor em Ciência Política pela USP, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e foi pesquisador visitante na Universidade de Nova York e na American University (Washington). É autor e organizador de diversos livros, capítulos e artigos científicos. Entre eles, destacam-se Virtude e Limites: autonomia e atribuições do Ministério Público no Brasil (Edusp, 2009) e Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política (organizado com Leonardo Avrtizer e Marjorie Marona, Autêntica, 2021).
Marjorie Marona é professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também obteve seu doutorado. Secretária-executiva da Associação Brasileira de Ciência Política, é autora e organizadora de diversos livros, capítulos e artigos científicos. Entre eles, destacam-se Justiça no Brasil: às margens da democracia (organizado com Andrés Del Rio, Arraes, 2018) e Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política (organizado com Leonardo Avrtizer e Fábio Kerche, Autêntica, 2021)
O livro já está à venda no site da editora Autêntica, em versões impressa ou e-book.

