Unesp de Botucatu promove treinamento para emergências em creches de Botucatu
Entre as emergências mais comuns atendidas estão os casos de engasgo, intoxicação
Da Redação
O projeto de Extensão Universitária “Suporte Básico de Vida na Comunidade”, desenvolvido pela mentoria da Disciplina de Medicina Intensiva e Emergências Pediátricas da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), realizou mais um treinamento na última terça-feira, 16 de agosto. Há quatro anos, a iniciativa orienta e capacita pessoas sobre as condutas adequadas a serem adotadas em situações de emergências que envolvem bebês e crianças.
Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, a equipe de servidores do Centro de Educação Infantil (CEI) Horeste Spadotto, na Vila Ferroviária, passou pelo treinamento. A unidade dirigida por Nilciana Gomes Barros, atende cerca de 180 crianças na faixa etária dos 4 meses aos 4 anos de idade.
A ação foi coordenada pela Prof.ª Drª Joelma Gonçalves Martin, docente do Departamento de Pediatria da FMB e pediatra-chefe do Pronto Socorro de Pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Também participaram as alunas Daniely Santos da Silva (4º ano de Medicina), Aline Yukari Takeuchi (2º ano de Medicina), Bruna de Carvalho Castro (4º ano de Enfermagem) e Nathália da Silva Campos (4º ano de Enfermagem).
Entre as emergências mais comuns atendidas nas unidades de pronto-atendimento estão os casos de engasgo, intoxicação e de parada cardiorrespiratória, que pode acontecer por diversas fatalidades como quedas de altura elevada, afogamentos em piscinas ou em baldes, acidentes automobilísticos e até mesmo grandes queimaduras.“Em qualquer uma dessas situações a criança pode sofrer uma parada cardíaca e as manobras auxiliam na tentativa de reverter essa situação tão drástica”, adverte Dra. Joelma.
O treinamento foi dividido em duas etapas. A primeira fez uma apresentação das situações mais comuns de emergências que envolvem crianças e as condutas adequadas para cada caso. Os funcionários tiveram a oportunidade de relatar experiências já vivenciadas no ambiente escolar e tirar dúvidas. Em seguida, colocaram em prática as orientações recebidas. Com o uso de bonecos, simularam atendimentos em casos de desobstrução de vias aéreas por engasgo e ressuscitação cardiopulmonar (massagem cardíaca).
“É importante que em locais onde tenhamos crianças brincando, estudando ou sendo observadas, que haja pelo menos uma pessoa com habilitação para realização dessas manobras que são simples, mas podem mudar o prognóstico ou a qualidade de vida da criança que venha a sofrer um acidente”, afirma Dra. Joelma.
Os próximos treinamentos estão programados para ocorrer na EMEFEI Luiz Carlos Aranha Pacheco, no Jd. Paraíso; na EMEF José Antonio Sartori, no Jd. Eldorado e na EMEF Jonas Alves de Araújo, no Comerciários. A agenda de 2022 deverá ser concluída com um grande evento aberto ao público em geral no Shopping Park Botucatu, no mês de novembro.