Unesp de Botucatu faz homenagem aos professores Elias Taylor e Valdemir Rodrigues

Casa da Natureza e Laboratório de Secagem de Madeira recebem nome dos seus criadores

Da Redação

No dia 21 de setembro, o Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, promoveu homenagens especiais aos professores Valdemir Antonio Rodrigues e Elias Taylor Durgante Severo, falecidos em 2019 e 2020, respectivamente.

A solenidade teve a presença dos professores: Caio Antonio Carbonari, vice-diretor da FCA;  Magali Ribeiro da Silva, chefe do Departamento; Sílvio Carlos Santos Nagy, vice-chefe do Departamento; Renata Cristina Batista Fonseca, diretora-presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf); Leonardo de Barros Pinto, coordenador do curso de graduação em Engenharia Florestal da FCA; Ricardo Marques Barreiros, vice-coordenador do curso de Engenharia Florestal.

Os professores que idealizaram o curso de Engenharia Florestal da FCA, Ricardo Antonio de Arruda Veiga, ex-diretor e professor Emérito da Faculdade, e Maria Aparecida Mourão Brasil, também marcaram presença no evento, juntamente com colegas docentes, servidores técnico-administrativos, alunos, ex-alunos, amigos e familiares.

A homenagem teve início com as boas vindas dadas pela chefe do Departamento e pelo vice-diretor da FCA. “Nossa Faculdade e a Unesp se sentem muito honradas de homenagear esses professores, que estiveram conosco desde o início do curso de Engenharia Florestal. Em nome do Departamento, agradeço a presença e dou as boas-vindas à todos”, disse a professora Magali Ribeiro.

“Obviamente, lamentamos muito as perdas que tivemos, mas nesse momento estamos felizes e honrados por podermos fazer essas homenagens, com a presença dos familiares, a quem desde já externamos nossos agradecimentos por toda a contribuição que os professores deram à nossa instituição. É uma homenagem singela, mas muito merecida, aos nossos dois queridos professores”.

 Na sequência, houve o descerramento de uma placa no Laboratório de Secagem e Preservação da Madeira, que agora passa a levar o nome do professor Elias Taylor. “Agradeço muito porque fui testemunha de todo o empenho e dedicação dele na construção desse laboratório, desde o projeto e a busca de recursos. Esse espaço era o sonho dele e fico muito feliz pela homenagem”, disse a senhora Lizele Werner Severo, esposa do professor Elias.

O professor Ricardo Barreiros apresentou um resumo da trajetória acadêmica do professor Elias, ressaltando seu dinamismo e seriedade profissional. “Durante trinta anos o professor Elias prestou seus serviços exemplarmente à Unesp, atendendo os cursos de graduação e pós-graduação. Boa parte da sua vida profissional eu testemunhei, como aluno de graduação, colega de trabalho e amigo. Sempre o admirei como um profissional exemplar, muito focado, prático, assertivo e sensato. Essa homenagem é o mínimo que podemos fazer para reconhecer seu esforço e dedicação à FCA e à Unesp”.

O professor Paulo Torres Fenner, colega de Departamento, também fez uso da palavra para homenagear o amigo. “Tivemos uma história de amizade de quase quarenta anos. Muito já foi dito sobre sua qualidade profissional. Acho que a homenagem feita a ele é muito justa. Fica a memória de um grande amigo e grande profissional”.

A segunda parte das homenagens aconteceu na Casa da Natureza, onde a professora Renata Cristina Batista Fonseca fez um resumo da trajetória profissional do professor Valdemir e ressaltou algumas de suas qualidades profissionais e pessoais. “Além dos seus textos técnicos, o professor Valdemir escrevia poemas inspirados na natureza. Além de  professor e pesquisador, era um artista. Faleceu precocemente, mas deixou o seu legado. Formou inúmeros profissionais, deixou diversas obras e boas lembranças, como sua alegria contagiante, seu amor à natureza, às crianças e a sua perseverança”.

Em seguida, a pedido da professora Renata, o servidor da FCA, Benê Santos, declamou uma das poesias escritas pelo professor Valdemir e cantou, acompanhado pelos presentes, a canção “Cuitelinho”, uma das preferidas do homenageado.

Representantes do Rotary Clube Botucatu Bons Ares também prestigiaram o evento e entregaram uma placa de homenagem à senhora Neuza Leite Mendes Rodrigues, esposa do professor. Também fizeram uso da palavra para celebrar a memória do professor Luis Alberto Bucci, diretor do Instituto Florestal de São Paulo, a vereadora Alessandra Lucchesi e o professor Paulo Torres Fenner.

Renan, filho do professor Valdemir, agradeceu as homenagens e lembrou do carinho do seu pai pela FCA. “Ao longo da nossa vida encontramos alguns espaços que reconhecemos como nosso lugar, de onde por vezes nos ausentamos, mas sempre acabamos por voltar. Justamente por ser o lugar onde nosso coração se sente em paz. Há dois desses lugares na vida do meu saudoso pai: seu berço na cidade de Neves Paulista e sua casa, a FCA/Unesp. Sou testemunha do amor do meu pai pela docência, pelos seus alunos, pela poesia, pela música e pela natureza. Obrigado pelo carinho e pela linda homenagem”.

Na sequência, houve o descerramento da placa que batizou a Casa da Natureza com o nome do professor Valdemir Antonio Rodrigues. A homenagem terminou com os netos do professor realizando o plantio de uma muda de Pau Brasil em frente à Casa da Natureza.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!