Caio promove palestra de prevenção do câncer de mama para colaboradoras da empresa
O câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres, em escala global
Da Redação
Priorizando a saúde e bem-estar de seus colaboradores, o Grupo Caio promoveu ações internas da empresa relacionadas ao Outubro Rosa. Uma dessas atividades ocorreu na última semana, com palestra de prevenção do câncer de mama.
O evento contou com o apoio de uma operadora privada de saúde. Também houve a participação especial de Mariana Lopes Dias Cora, que venceu a luta contra o câncer.
Tatiane Scolatrici Meucci, enfermeira do Programa Viver Bem, que engloba os Serviços Preventivos da operadora, foi a responsável pela palestra que abordou os fatores de risco da doença, os sinais e sintomas, a importância do autocuidado e da realização de exames preventivos.
“É um grande prazer promover conhecimento sobre qualidade de vida para as mulheres. Pontuamos na palestra, ações preventivas que são simples e que cabem na rotina da mulher. Queremos conscientizar as mulheres de que é muito importante estarem atentas aos seus corpos, e saúde. A prevenção é fundamental para uma vida mais equilibrada e saudável” explica Tatiane.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres, em escala global. Ela também pode atingir homens, com incidência baixa, cerca de 1% dos casos.
Com a finalidade de conscientizar as mulheres e mostrar que o câncer de mama tem cura, Mariana Lopes Dias Cora palestrou no evento contando sua história. Ela, que trabalha na área da saúde, sempre realizou exames de rotina. Em um desses exames anuais, descobriu a doença que foi vencida após nove meses de tratamento, que incluiu quimio e radioterapia, além da mastectomia e outras cirurgias necessárias.
“Sempre tive cuidado com a saúde e descobrir, com apenas 33 anos, que estava com câncer, foi bem assustador. Meu marido, filho, alguns familiares e amigos foram meus grandes apoiadores. Não faço parte do chamado “grupo de risco”, pois sou jovem, amamentei, não tinha casos na família e estava com peso adequado, mas mesmo assim aconteceu comigo. Por isso, o recado que deixo em cada palestra é que temos tempo para tantas atividades, colocamos outras coisas na frente do que deveria ser prioridade. Somos seres viventes e precisamos de um tempo para cuidar de nós mesmos. Entre consultas e exames, são em média duas horas, tempo esse que pode ser determinante para sua saúde” relata Mariana, que teve a cura confirmada há cinco anos.
O Grupo Caio por meio da Inbrasp – Indústria Brasileira de Plásticos, apoia a Botuccam há mais de 10 anos, colaborando com a doação Polietileno de Alta Densidade (PEAD), importado pela empresa para utilização em seus processos. É um material virgem, atóxico e leve, com características ideias para a confecção de próteses, que são inseridas em sutiãs e doadas para mulheres com câncer, submetidas à retirada das mamas.