Alessandro Mondelli é aprovado em concurso para Livre-Docente da Unesp Botucatu
Professor ocupará a cadeira de Patologia Clínica no Departamento de Clínica Médica
Da Redação
O Professor Alessandro Lia Mondelli é o mais novo Livre-Docente da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP). Ele foi aprovado em concurso público realizado entre os dias 25 e 27 de outubro e ocupará a cadeira de Patologia Clínica no Departamento de Clínica Médica no conjunto de disciplinas Patologia I e II.
A banca examinadora do concurso foi presidida pelo Professor Associado Paulo José Fortes Villas Boas, da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP e composta pela Professora Associada Silvia Cristina Mangini Bocchi, da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP; pelo Professor Titular Luiz Eduardo Montenegro Chinellato, da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP; pelo Professor Associado Paulo Padilha Sergio, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e pelo Professor Associado Evandro Watanabe, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP.
O rito do concurso incluiu a prova didática “Identificação Microbiológica das Bactérias Gram Positivas em Microbiologia Clínica”, avaliação do memorial e a defesa de tese com o tema “Banho no Leito Hospitalar: Sete Estudos Inéditos”. O estudo fez uma comparação entre o banho no leito convencional, que utiliza água e o banho com toalhas descartáveis.
“Provamos molecularmente e microbiologicamente que o banho no leito convencional, do jeito que era feito antigamente em nosso hospital poderia disseminar infecções aos pacientes e espalhar bactérias para os indivíduos. Hoje em dia, através de trabalhos que publicamos, conseguimos reverter essa situação e utilizamos o banho no leito descartável. Isso está impedindo a disseminação de microorganismos patogênicos ou não para esses pacientes”, explica Mondelli.
Aprovado com nota final 9,98, as primeiras palavras do novo livre-docente foram de agradecimento à banca examinadora, ao mesmo tempo em que já se permite fazer projeções para o futuro profissional. “Me sinto com a sensação de dever cumprido. Estou muito feliz com a nota final recebida. Sou muito agradecido à banca. Foi um trabalho árduo, que não se resume apenas a esses três dias de concurso. É um projeto pessoal de anos de carreira. Agora é pensar em novos momento, visando sempre progredir. Através da nossa experiência vamos procurar contribuir para melhorar o futuro. Um novo projeto, uma nova situação e o pensamento lá no futuro, visando uma melhoria na nossa carreira”, declara.
Mondelli afirma que ao mesmo tempo que a aprovação no concurso traz alívio e satisfação pela nova titulação, também faz aumentar a responsabilidade. “Poucos professores acabam fazendo esse concurso. É muito árduo e uma peneira muito grande. Quando você passa sente um alívio, porém a responsabilidade aumenta. Nossas opiniões terão mais peso e a gente tem que pensar muito bem por causa da responsabilidade adquirida no dia de hoje. Vamos trabalhar para titular. Pretendo seguir firme nesse objetivo”.
A conquista do novo título foi dedicada ao pai e à esposa, que acompanharam presencialmente todo o processo. “Meu pai, José Mondelli, pesquisador senior renomado da USP no setor de Odontologia, é um exemplo a ser seguido na carreira acadêmica. E minha esposa Juliana me deu muita força. Se não fosse ela não teria prestado esse concurso”, revela.
Trajetória
Alessandro Lia Mondelli é Professor Doutor Assistente do Departamento de Clínica Médica da Disciplina de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) desde o ano de 2010. Professor Doutor Orientador da Pós-Graduação da Unidade de Pesquisa Clínica da FMB e do Departamento de Enfermagem desde o ano de 2010. Atual Supervisor e responsável técnico e médico do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Graduado em Medicina (1998), Residência em Clínica Médica Geral (1999) e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (2000/2001) pela FMB. Possui Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela FMB (2010).
Especialista em Medicina Laboratorial com ênfase em Microbiologia Clínica. Membro e atual presidente da Comissão de Apoio à Congregação (CAC/FMB), membro do Comitê de Ética Médica do HCFMB; membro consultor da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Saúde (CCIRAS) do HCFMB; médico clínico do setor de convênios e plantonista clínico do HCFMB.