Inaugurada a Praça da Biblioteca da Unesp Botucatu
Nova praça oferece palco para eventos, iluminação, bancos, paisagismo e piso intertravado
Da Redação
O campus da Unesp de Botucatu, no distrito de Rubião Júnior, ganhou a Praça da Biblioteca, erguida ao lado da Biblioteca do campus, cujo local passou por revitalização e será referência para a convivência entre a comunidade acadêmica, bem como espaço para eventos.
O local foi inaugurado oficialmente na segunda-feira, 21 de novembro, em cerimônia que reuniu diversas autoridades, entre elas o reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti, que em seu pronunciamento destacou que a união e a liberdade são elementos fundamentais para que as unidades da universidade possam tirar os projetos do papel, como aconteceu com a Praça da Biblioteca.
Também fizeram uso da palavra o professor Luiz Fernando Rolim de Almeida, diretor do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e presidente do Grupo Administrativo do Campus (GAC); a professora Maria Cristina Pereira Lima, diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e vice-presidente do GAC; o professor André Luis Balbi, superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
Bastante emocionada, a diretora da Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação do Campus de Botucatu, Luciana Pizzani, agradeceu a todos que colaboraram para que o novo espaço fosse viabilizado, que segundo ela, contemplará sobretudo os estudantes. A nova praça oferece palco para eventos, iluminação, bancos, paisagismo e piso intertravado drenante.
A Academia Botucatuense de Letras (ABL) marcou presença na inauguração. A acadêmica e professora aposentada da Unesp, Maria Cristina Fumie Iwama de Mattos, fez uma saudação em nome do presidente Newton Colenci. Os acadêmicos Carmem Lúcia Ebúrneo da Silva e Olavo Pinheiro de Godoy fizeram a leitura de textos preparados especialmente para a ocasião. Um mural com outras obras dedicadas à nova praça foi exposto ao público durante o evento.
A inauguração contou também com as participações do Coral Canto e Encanto e do Grupo de Violão Cordas e Acordes, ambos formados por colaboradores das unidades universitárias da Unesp e do HCFMB. As ex-diretoras da Biblioteca do Campus, Enilze de Souza Nogueira Volpato e Sulanita Selma Clemente usaram o microfone para cumprimentar os responsáveis pela construção da praça, bem como a vereador Alessandra Lucchesi de Oliveira.
Ao final da cerimônia, os professores Pasqual Barretti, Luiz Fernando Rolim e a diretora da biblioteca, Luciana Pizzani fizeram o plantio de um ipê branco no local.