A imunização contra a doença é obrigatória e feita em duas etapas
Da Redação
Produtores rurais da região têm até 31 de maio para vacinar o rebanho contra Febre Aftosa e Brucelose. A imunização contra a doença é obrigatória e feita em duas etapas. Já a segunda fase, que vai de 1º a 30 de novembro, engloba bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.
Brucelose
O prazo para vacinar o rebanho contra a Brucelose também vai até 31 de maio, quando produtores devem imunizar todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses.
A data limite para a entrega de declaração de vacinação no sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE) é 7 de junho.
A vacinação obrigatória contra a Brucelose é administrada em uma única dose nas fêmeas e não precisa ser ministrada novamente no decorrer da vida útil do animal.
Comprovação
Os produtores devem comprovar a vacinação à CDA/EDA por meio da declaração diretamente no Sistema Informatizado GEDAVE (www.gedave.sp.gov.br).
Outra opção é entregar ao EDA de Avaré a declaração devidamente preenchida e acompanhada da nota fiscal de compra das vacinas.
Estabelecimentos cadastrados
Para que os animais sejam protegidos contra a Febre Aftosa, é essencial que as vacinas sejam adquiridas em estabelecimentos cadastrados junto à CDA/EDA.
As vacinas devem ser mantidas entre 2 °C e 8 °C nas revendas, no transporte até a propriedade rural e durante a aplicação. A vacinação deve ser realizada seguindo as Boas Práticas de Manejo.