Unesp de Botucatu reúne 200 participantes em curso sobre plantabilidade de grandes culturas

Capacitação teve, inclusive, a participação de uma delegação do Paraguai

Da Redação

Mais de duzentas pessoas participaram da sexta edição do Curso de Plantabilidade e Regulagem de Semeadoras, realizado em 15 de julho na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu.

O evento, realizado pelo Grupo de Plantio Direto (GPD) da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, com apoio da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), reuniu produtores rurais e técnicos agrícolas de diversas regiões do Brasil e teve inclusive a participação de uma delegação de 18 pessoas do Paraguai.

O curso, que já se tornou uma referência produtores de grãos do Brasil, tem o objetivo capacitar os participantes na correta plantabilidade de grandes culturas. As informações transmitidas aos participantes contribuem para todo o processo de plantio, como manutenção das semeadoras, regulagens e métodos de avaliação do plantio, otimizando, consequentemente, recursos como sementes, fertilizantes, combustíveis e mão-de-obra, entre outros.

As atividades do curso foram divididas em teóricas, ministradas no período da manhã, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, e práticas, realizadas no período da tarde numa área experimental da Fazenda Lageado.

Evento reuniu produtores rurais e técnicos agrícolas de diversas regiões do Brasil

Coordenador do GPD, o professor Paulo Roberto Arbex, lembrou o histórico do Curso de Plantabilidade e manifestou sua satisfação pela dimensão atingida pelo evento. “Na primeira edição desse curso tivemos 39 participantes, sendo que 20 eram os integrantes do GPD e o restante alunos da FCA. Hoje temos cerca de 200 pessoas e a quase totalidade é de produtores rurais, além de alguns alunos. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós do Grupo. Fazemos vários cursos pelo Brasil inteiro. Mas recebermos todos aqui na nossa casa é muito especial”.

Os números do GPD impressionam. Em seis cursos realizados na FCA mais de 650 pessoas já receberam o treinamento em Plantabilidade. Mas em cursos dados pelo Brasil afora, o GPD já capacitou mais de seis mil pessoas. “Esse legado de capacitar sobre plantabilidade está levando o nome GPD e da FCA para o Brasil inteiro. Fui aluno da FCA, fiz mestrado e doutorado e hoje sou professor aqui. Então esse também é um grande motivo de orgulho para mim”, ressalta o professor Arbex.

O docente também destacou que, além de capacitar produtores rurais, o curso colabora significativamente na formação dos alunos que integram o GPD. Além do sólido conhecimento técnico, a experiência de trabalhar em grupo, participar da organização de cursos e eventos, desde o planejamento até a execução, é valorizada pelas empresas do setor.

“O GPD tem duas missões. A primeira é levar o conhecimento sobre plantabilidade para quem trabalha no campo e a segunda missão é formar pessoas. As empresas vêm até aqui para buscar o pessoal do GPD. Só esse ano, temos quatro alunos já contratados. A empregabilidade de nossos alunos chega quase a 100%. As empresas sabem que nossos integrantes estão bem preparados e meu objetivo como professor é que todos cresçam profissionalmente”.

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php