Evento é aberto a todos os interessados e a entrada é 1 kg de alimento não-perecível
Da Redação
No dia 25 de outubro, no Auditório “Prof. Paulo Rodolfo Leopoldo”, às 18h30, acontece mais uma edição do projeto Luz no Câmpus – Filosofia ao entardecer. Esta edição do evento traz um tema de bastante atualidade: “Saúde mental: como motivar sua vida?”.
Para tratar do tema estarão reunidos os palestrantes muito especiais. São os professores Maria Cristina Pereira Lima (Kika), Professora Titular do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus de de Botucatu e Ivan Amaral Guerrini, Professor Titular de Física Aplicada, do Instituto de Biociências da Unesp, câmpus de Botucatu. Escritor, terapeuta e palestrante sobre Educação, Transdisciplinaridade, Física Quântica, Astrologia Arquetípica e Saúde Integrativa.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde mental como “um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidarem com os momentos estressantes da vida, desenvolver todas as suas habilidades, aprender e trabalhar bem e contribuir para a melhoria de sua comunidade”. As condições que alteram a saúde mental incluem transtornos e dificuldades psicossociais, bem como outros estados mentais associados a um alto grau de sofrimento, incapacidade funcional ou risco de comportamento autolesivo, completa a OMS.
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, até porque a segunda depende da primeira para estar em equilíbrio. Por isso, os palestrantes vão refletir sobre questões do tipo: como cuidar da saúde mental nos tempos atuais? O que olhar, como olhar e como cuidar? O objetivo é trazer ao público do Luz no Câmpus sugestões transdisciplinares que envolvem conhecimentos de várias áreas e com diferentes abordagens.
O projeto Luz no Câmpus é uma iniciativa da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp e da Fundação e Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), sob a coordenação do professor Iraê Amaral Guerrini. O evento é aberto a todos os interessados e a entrada é 1 kg de alimento não-perecível, que será doado a entidades assistenciais. Serão fornecidos certificados de participação para quem solicitar.