Botucatu vence categorias no Prêmio Cidades Excelentes
Prêmio visa reconhecer e valorizar boas práticas de gestão
Da Redação
Botucatu foi a principal vencedora do Prêmio Cidades Excelentes, iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila, conquistando quatro dos seis pilares avaliados.
Cidade recebeu a premiação na categoria Educação, em municípios acima de 100 mil habitantes, com a nota 80,64. Disputaram ainda Sorocaba e São José dos Campos.
Botucatu também recebeu prêmio na categoria Saúde e Bem Estar, derrotando Caraguatatuba e Presidente Prudente com nota 60,84.
Outra categoria vencida por Botucatu foi em Gestão Municipal para cidades acima de 100 mil habitantes. Com índice 76,70 derrotou Sorocaba e Indaiatuba.
Na categoria infraestrutura e mobilidade urbana, Botucatu concorreu com Americana e Presidente Prudente obtendo a nota 95,60.
Já na categoria Governança, eficiência e transparência Botucatu teve a concorrência contra Indaiatuba e São Paulo, vencendo com nota 85,44.
Entrega do prêmio ocorreu na noite deste domingo, 12 de novembro, na sede do grupo Bandeirantes, em São Paulo.
O prêmio visa reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.
A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.
Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.
Além dos ganhadores por pilar, haverá ainda o grande vencedor estadual em cada grupo populacional.