No currículo, menos é mais

Ainda existem muitos ‘mitos’ sobre o que é indicado ou não. Regras simples despertam o interesse dos recrutadores

Da Assessoria do Senac-SP

Se é grande o número de candidatos e são poucas as vagas, como se destacar na corrida por um emprego? Possuir um currículo atrativo é o primeiro passo e um dos mais assertivos. No entanto, nessa hora, nem tudo é válido para ser notado.

Recentemente, uma jovem estudante de engenharia civil de Belo Horizonte ficou conhecida nacionalmente após divulgar o currículo ‘diferente’ na internet. Em uma sucessão de fotos bem-humoradas, a jovem foi apresentada como uma profissional com diversas utilidades. 

Segundo José Munhoz Fernandes, docente da pós-graduação Gestão Estratégica de Pessoas do Senac Bauru, usar a internet para divulgar aptidões profissionais é uma boa estratégia, mas é preciso cuidado com a forma com que isso é feito.

O currículo publicado pela jovem tem como ponto forte a criatividade. Mas, o docente avalia que também é preciso ter cautela para o documento não ficar muito informal e deixar de transmitir os principais quesitos desejados pelas empresas. Afinal, o currículo é o primeiro contato que muitas têm com o candidato e, por isso, precisam mostrar seriedade.

“A inovação é importante e muito interessante, aliás é uma qualidade bastante requerida no mercado de trabalho, mas creio que é preciso cuidado ao utilizá-la na construção do currículo”, avalia o docente.

Para ele, é preciso atenção ao perfil e área de atuação da empresa em que se pretende trabalhar. Um modelo tão inovador quanto o da jovem pode ser mais efetivo na disputa por vagas em que a criatividade seja o grande diferencial entre os candidatos.

Para não pecar por excesso, ainda vale seguir o modelo tradicional. Os recrutadores precisam ter fácil acesso às informações relevantes, como experiências profissionais e habilidades dos candidatos.

De acordo com ele, a estrutura de um bom currículo deve possuir basicamente nome, endereço, telefone, e-mail, idade, estado civil, cargo pretendido, formação escolar, experiência profissional, cursos e atividades complementares e informações adicionais que possam contribuir para somar pontos na seleção da vaga.

“Um currículo deve ser ao mesmo tempo sucinto, duas páginas no máximo, e deve ser personalizado para cada oportunidade. O texto deve despertar o interesse do selecionador não pelas imagens ou mesmo construção, mas sim pelo conteúdo”, finaliza.