Conheça os principais erros na hora de declarar o Imposto de Renda
Preenchimento incorreto, falta de comprovantes, omissão de rendimentos são alguns dos casos mais comuns
da Assessoria do Senac-SP
Já começou a maratona para a entrega da declaração do imposto de renda. Os contribuintes têm até 29 de abril para prestar contas ao Leão. Devem preencher o formulário da Receita Federal pessoas que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91, receberam ganhos isentos, taxados e não tributados superiores a R$ 40 mil, possuem bens acima de R$ 300 mil e aquelas que obtiveram receita de mais de R$ 140.619,55 em atividade rural.
De acordo Giovana Pellison Bonjoão, docente da área de gestão e finanças do Senac Botucatu, o mais importante é não deixar tudo para última hora para evitar correria e dificuldade no envio on-line.
“O recomendado é preparar a documentação e ter tempo suficiente para checar todos os dados de gastos e ganhos de 2015. Antes de enviar para o arquivo, faça uma simulação no programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Só mande com a certeza de que todas informações estão corretas”, indica.
Ela elenca os cinco erros mais comuns durante o processo de preenchimento do documento. Fique atento neles para evitar multas ou ser intimado a prestar esclarecimentos na Receita Federal.
1 – Números errados: o programa do IRPF não aceita pontos para separar valores em centavos. “Se a pessoa digitar 1.400,00 como R$ 1.400.00, o programa vai considerar R$ 140.000,00. Muito cuidado”, alerta.
2 – Omitir rendimentos: não declarar um trabalho realizado de forma autônoma ou emprego de pouco tempo de permanência também pode trazer problemas. “Todas as empresas enviam informações à Receita e o contribuinte vai parar na malha fina por sonegar a informação”.
3 – Despesas médicas: só declare o que tiver comprovação e guarde as notas, pois a Receita poderá pedir o recibo até 5 anos após a declaração. “Documentar sem comprovar é passível de multa e pagamento do imposto devido. Deve-se ter muito cuidado também com despesas que não podem ser deduzidas, como vacinas ou remédios”.
4 – Dependentes: é preciso informar na declaração se um dependente tem renda, como estágios ou recebimento de aposentadoria. Incluir dependentes fora da lista permitida também pode causar transtornos. Veja os critérios em http://idg.receita.fazenda.
5 – Valor de bens: declarar casa, carro ou outros bens pelo preço de mercado não é permitido. “Eles devem ser informados pelo custo de aquisição. Apenas quem faz grandes reformas no imóvel pode usar esses gastos para atualizar o valor, mas terá de comprovar todas as despesas”, finaliza.