Aluna da Unesp Botucatu premiada em evento sobre algodão nos EUA
Ingrid está fazendo seu estágio curricular obrigatório na área de Fisiologia do Algodão
Da Redação
A aluna Ingrid Brito Almeida, do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, teve um trabalho premiado com a primeira colocação na categoria de pôsteres de alunos de graduação durante o “2024 Beltwide Cotton Conferences”, realizado em Fort Worth, no Texas e considerado o mais importante encontro cientifico sobre a cultura do algodão dos Estados Unidos.
Ingrid está fazendo seu estágio curricular obrigatório na área de Fisiologia do Algodão, junto Crop and Soil Sciences Department (Departamento de Ciências das Culturas e do Solo) da University of Georgia (UGA) sob orientação do professor John Snider. O estágio que teve início em julho de 2023 termina em abril de 2024.
“Eu sempre quis fazer um intercâmbio para aperfeiçoar o Inglês, e a oportunidade que surgiu de estagiar aqui, graças ao meu orientador no Brasil, professor Ciro Rosolem, veio a calhar, pois realizaria o tão sonhado intercâmbio durante o estágio obrigatório, de maneira tal que eu não precisasse trancar nenhuma matéria durante a graduação”, conta Ingrid.
Ela relata que teve aulas sobre a cultura do algodão com o professor Rosolem, mas nunca havia trabalhado com esse tema. Apesar disso, tem gostado do que tem vivenciado e aprendido durante o estágio. “A experiência está sendo muito boa. A cidade em que moro é bem pequena e as coisas são um pouco complicadas se não tiver um carro. As pessoa aqui tem um sotaque bem forte, o que ainda é difícil pra mim, mas já melhorei muito o inglês e consigo me comunicar bem, salvo raras exceções. Mas fora isso, tem sido tudo tranquilo. Gosto muito da equipe e de trabalhar com algodão”.
O trabalho premiado foi um pôster sobre o efeito de diferentes doses de nitrogênio e estratégias de manejo de regulador de crescimento no crescimento do dossel e na produtividade do algodão. O projeto foi inteiramente desenvolvido na UGA. Por ele, Ingrid ganhou um prêmio em dinheiro e um placa pelo primeiro lugar. “Tenho um sentimento de gratidão pela oportunidade de estar aqui fazendo esse trabalho. O evento em que fui premiada é muito importante para a área, onde grandes pesquisadores e seus alunos apresentam seus trabalhos e avanços na área do algodão”.
Embora o momento de encerramento do estágio esteja próximo, Ingrid não deve demorar a voltar aos Estados Unidos. “Vou pro Brasil para me graduar e depois volto para o mestrado aqui mesmo na University of Georgia, pois o professor já me ofereceu uma vaga”.