Desse total, 331 ocorreram de forma voluntária, que corresponde a 80% dos casos
Da Redação
O Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), unidade vinculada ao Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB) realizou mais de 414 internações entre janeiro e julho deste ano
Desse total, 331 ocorreram de forma voluntária, o que corresponde a 80% dos casos. Já as internações involuntárias somaram 33- ou 8% do total registrado-, sendo oriundas de critérios clínicos e indicação médica.
Por fim, foram registradas 41 internações compulsórias (ou 10% dos casos), que ocorrem por determinação judicial.
Das 414 internações registradas nos primeiros sete meses deste ano, 339 foram homens (82%), 75 mulheres (18%), sendo nove gestantes. Entre os adolescentes internados no período, quatro são homens e 11 são mulheres, destas cinco estavam gestantes.
O Sarad é uma clínica pública para desintoxicação aguda, portanto o tratamento proporciona estabilização, melhora do estado clínico e neuropsíquico.
O local também oferece atendimento psicossocial e articula com outros equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial e a família a continuidade do tratamento.
No período de internação no SARAD, os pacientes podem receber visitas diariamente até três vezes por dia. Há ainda a possibilidade de fazer até três ligações telefônicas por semana para os familiares.
A equipe é composta por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, professor de educação física e assistente social.
Atualmente, o SARAD possui 40 leitos, sendo 90% ocupados. A infraestrutura inclui salas de acolhimento, atendimentos individuais, atividades terapêuticas, quadra de esporte, área de jogos e lazer, piscina, área para plantio de horta, anfiteatro e área administrativa.