Rios de Lençóis Paulista recebem ações de desassoreamento
Execução dos serviços devem se estender por um período de 30 a 40 dias
Da Redação
O prefeito Anderson Prado acompanhou na quinta-feira, 16 de dezembro, a execução de obras para o desassoreamento do Rio Lençóis, dentro do programa Rio Vivos, ação liderada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo. O programa busca melhorar a qualidade da água dos rios dos municípios paulistas, por meio da revitalização e desassoreamento nos cursos d’água.
A execução dos serviços devem se estender por um período de 30 a 40 dias, dependendo das condições climáticas e de campo. O trabalho teve início pelo desassoreamento do Rio Lençóis e na sequência será executado no Córrego Corvo Branco. Os locais para intervenção e realização dos serviços foram sugeridos em relatório técnico do IPT, que realizou o mapeamento de áreas de risco em Lençóis Paulista.
“Essa obra contempla o ciclo II dos Rio Vivos, para melhorar a disponibilidade e qualidade das águas superficiais paulistas. Neste programa, nós estamos fazendo uma série de desassoreamentos em mananciais, em córregos, em rios no perímetro urbano, em várias cidades do Estado de São Paulo. O programa prevê atender até 170 municípios em até um ano, com rios que estão assoreados. O assoreamento é um grande problema para o manancial, ele prejudica a disponibilidade (de água), inclusive, pode causar alagamento dependendo do trecho e ocasionar a baixa qualidade da água”, explicou Lupércio Ziroldo Antonio, diretor do DAEE e responsável pela Bacia do Baixo Tietê.