Vereador pede ação por calçadas e exames médicos para atletas com deficiência
Trigo (PDT) vê riscos a pessoas deficientes e outros cidadãos nos passeios públicos de Botucatu
da Câmara de Botucatu
Melhorias para pessoas portadoras de deficiência voltaram a ser debatidas durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu, na segunda-feira (25), quando o vereador Carlos Trigo (PDT) apresentou dois requerimentos por benefícios para atletas com deficiência e para cidadãos que transitam pelas calçadas da cidade.
De acordo com Trigo, os riscos de não dar a devida importância para a limpeza nas calçadas podem ser graves. “Encontramos de tudo o que se pode imaginar. Plantas como trepadeiras, arbustos, primaveras e até algumas espinhosas. Estas plantas atrapalham as pessoas que se utilizam destas calçadas, principalmente as pessoas com deficiência visual, cadeirantes, idosos, mães com crianças de colo, obrigando as a transitarem próximas ao meio-fio, podendo até causar acidentes”, explica.
A solicitação de melhorias para os passeios públicos foi encaminhada ao Poder Executivo e pretende beneficiar não só deficientes. O requerimento pede ainda que sejam notificados os proprietários das referidas residências para efetuarem a poda das mencionadas plantas e, caso não atendam a notificação, que a Prefeitura tome as providências cabíveis para que a poda seja realizada.
Já no requerimento encaminhado ao setor de Saúde, Trigo pede a garantia da segurança dos atletas com deficiência – ACD. “Alguns cuidados devem ser tomados para que a prática esportiva seja saudável, como por exemplo a avaliação de saúde, que tem como objetivo detectar doenças, muitas vezes sem sintomas, mas que podem aflorar com o esforço físico e causar grandes complicações e pensando nisso, solicitei que um profissional da saúde possa auxiliar os deficientes nessa questão. Trata-se de algo simples, mas de grande importância”, afirma Trigo.