Leilão de imóveis: mercado em alta, confira algumas dicas sobre leilões
A primeira dica é certificar-se que o site do leiloeiro é legítimo
Da Redação
Cada vez mais as pessoas têm se interessado pelo mercado de leilões de imóveis, seja para investimento, moradia ou mesmo como uma segunda renda. Nesse artigo, o advogado Dr. Marco Aurélio Braga elenca 4 dicas sobre como funciona o mundo dos leilões.
A primeira dica é certificar-se que o site do leiloeiro é legítimo, uma simples consulta no site da junta comercial do estado declarado, ou, uma forma mais prática, a simples consulta no próprio site do comitente (é o agente financeiro que leva o imóvel ao leilão). Atente-se se a grafia é exatamente a mesma, pois golpistas clonam o site a mudam apenas uma letra do domínio, muitas vezes passando de forma imperceptível.
Já a segunda dica é, leia o edital atentamente para não cair em armadilhas, aqui estão as regras do jogo: quem arcará com as dívidas do imóvel, condições de compra, limites de responsabilidade dos bancos entre outros. Ao se habilitar você está concordando com tudo que fora posto.
Em relação a terceira dica é: analisar se o processo expropriatório (retomada do banco) foi feito corretamente, isso evitará uma ação anulatória futura, ou mesmo, quando há processo se há fundamento ou não. Essa análise é o fator que gera a maior dúvida por parte da população, para esclarecer sobre aqueles que têm interesse em aprofundar no assunto, o advogado oferece curso nesse link detalhando esse procedimento.
Por fim, quarta e última dica: não se deixe levar pela emoção, há arrematantes que acabam entrando em um jogo somente no intuito de ganhar do seu concorrente, e no final acabam pagando mais caro do que se fosse direto ao mercado comprar um imóvel. Tenha em mente, leilão só é vantajoso quando está ao menos 30% abaixo do valor do mercado.