GCM de Botucatu atendeu mais de 770 casos de medidas protetivas em 2024

Desde 2017 a Patrulha Maria da Penha auxilia mulheres vitimas de violência

Da Redação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu conta, desde 2017, com uma patrulha especializada ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

A Patrulha Maria da Penha é um serviço criado para garantir maior efetividade às Medidas Protetivas de Urgência, previstas na Lei nº 11.340/06 – Lei Maria da Penha.

Após a mulher registrar o boletim de ocorrência junto à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o caso é encaminhado à equipe da Patrulha Maria da Penha e uma guarnição realiza entrevistas e rondas constantes próximas à residência, trabalho e locais mais frequentados pela pessoa atendida.

Em 2024, a Patrulha Maria da Penha atendeu 772 casos de medidas protetivas, 33 ocorrências de descumprimento de medidas protetivas e 22 casos de violência doméstica contra mulheres.

Em 2025, até 8 de março, a GCM já registou 136 casos de medida protetiva, 04 descumprimentos de medida protetivas e 18 casos de violência doméstica contra mulher.

Outro reforço importante é o Botão de SOS, liberado exclusivamente para vítimas de violência doméstica que tenham medida protetiva expedida e sejam assistidas pela Patrulha Maria da Penha. Através deste aplicativo, a vítima pode acionar a viatura da GCM em caso de descumprimento da medida protetiva de maneira discreta e ágil.