Botucatu mantém 16 hortas comunitárias abertas à população

Hortas comunitárias podem ser implantadas, mediante autorização, em áreas públicas 

Da Redação

O programa de Hortas Comunitárias de Botucatu foi instituído pela Lei Municipal nº 5.849/16, sendo mantido pela Secretaria Municipal de Agricultura. São dezesseis espaços em todas as regiões da Cidade, promovendo geração de renda e contribuindo para a segurança alimentar.  

As hortas comunitárias podem ser implantadas, mediante autorização, em áreas públicas municipais, áreas declaradas de utilidade pública ainda não utilizadas ou em terrenos/glebas particulares, tendo a consulta e aprovação formal do proprietário. O processo de implantação exige:

  • Indicação da área pretendida pelo(s) interessado(s);
  • Autorização formal do proprietário (em caso de área particular);
  • Oficialização da área junto à Secretaria responsável, conforme os termos da Lei.

O cultivo pode ser feito por pessoas físicas de forma individual ou coletiva, sendo necessário o cadastro prévio junto ao órgão gestor. Atualmente, Botucatu possui 16 hortas comunitárias na área urbana do município (confira no mapa abaixo quais são elas).

A Secretaria de Agricultura fornece apoio técnico e logístico, incluindo a disponibilização de mudas e composto orgânico, o que contribui para a continuidade das atividades produtivas nas hortas.

Para mais informações, os interessados em participar do programa como produtores ou consumidores podem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone (14) 3811-1534.

Confira o mapa das hortas: