HC de Botucatu premiado em congresso nacional de radioterapia
Trabalhos desenvolvidos por profissionais de saúde do hospital conquistaram prêmios
Da Redação
O Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) foi premiado com dois trabalhos científicos apresentados no Congresso Brasileiro de Radioterapia 2025. O evento foi realizado em Vitória (ES) e reuniu centenas de especialistas nacionais e internacionais da área. O objetivo foi promover a atualização científica, troca de experiências e discussão de inovações tecnológicas em radioterapia.
Reconhecimento científico
Dois trabalhos desenvolvidos por profissionais de saúde do HCFMB foram premiados em primeiro e segundo lugar na categoria “apresentações orais” no Congresso.
1º lugar: “Mapeando o Risco de Recidiva na Fossa Supraclavicular e Mamária Interna: uma meta-análise”
2º lugar: “Previsão Otimizada do Volume de Bexiga na Tomografia de Planejamento: Uma Ferramenta Rápida e Precisa para a Radioterapia Prostática”
O trabalho que ficou em primeiro lugar tratou de um importante problema no tratamento com radioterapia para câncer de mama: quais áreas da região do pescoço e do tórax devem ser incluídas no campo de radiação. Com base em uma análise de quase mil casos de recidiva (quando o câncer volta), coletados de estudos internacionais, os autores criaram uma proposta de recomendação mais clara e baseada em evidências. Essa proposta ajuda a melhorar os resultados do tratamento, diminuir efeitos colaterais e preencher uma lacuna nas orientações atuais usadas pelos profissionais.
Já o segundo colocado apresentou uma solução prática para clínicas que não têm tomógrafos específicos para radioterapia. O estudo desenvolveu uma fórmula matemática simples e precisa para calcular o volume da bexiga durante o planejamento do tratamento de câncer de próstata. Com isso, é possível verificar rapidamente se a bexiga está no volume ideal, sem precisar repetir exames ou atrasar o início do tratamento. É uma ferramenta barata, fácil de usar e que contribui diretamente para um atendimento mais eficiente e de qualidade.
“Essas premiações representam um marco histórico para o HCFMB, pois é a primeira vez que a instituição conquista simultaneamente o 1º e o 2º lugar nas apresentações orais do principal congresso nacional de radioterapia”, pontua o Chefe do Serviço de Radioterapia do HCFMB, Gustavo A. Viani.

Autores
1º lugar – “Mapeando o Risco de Recidiva na Fossa Supraclavicular e Mamária Interna: uma meta-análise”
- Marcelo Dante Tacconi Alvarez
- Ana Carolina Hamamura
- Gustavo Arruda Viani
2º lugar – “Previsão Otimizada do Volume de Bexiga na Tomografia de Planejamento: Uma Ferramenta Rápida e Precisa para a Radioterapia Prostática”
- Rafaela Ferraz Camargo
- Lucas Francisco Carmello Guimarães
- Marcelo Dante Tacconi Alvarez
- Gustavo Lopes Gonçalves
- Ana Carolina Hamamura
- Gustavo Arruda Viani
Os dois trabalhos foram apresentados por Marcelo Dante (físico médico residente) e Rafaela Camargo (técnica em radioterapia), representando a equipe multiprofissional da Radioterapia do HCFMB.