Botucatu: dois bairros receberão nebulização contra a dengue
Em 2025, Botucatu já registrou 1.435 casos de dengue, sem nenhuma morte confirmada
Da Redação
Nos próximos dias, será realizada a nebulização costal na Vila Maria e Jardim Ciranda, bairros da região leste da Cidade. Objetivo é mitigar os focos e larvas do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da dengue, que continua se adaptando e encontrando espaço para se reproduzir.
Pelo cronograma da Vigilância Ambiental em Saúde, a neblização na Vila Maria ocorre nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) abrangendo seis quarteirões. No Jardim Ciranda, ação será na segunda-feira (25), em três quarteirões. Os trabalhos, em ambas as datas, serão das 8h30 às 11h30.
O processo de nebulização utiliza inseticida de ultra baixo volume, que elimina mosquitos adultos possivelmente infectados pelo vírus da dengue. Essa medida é importante, mas tem efeito apenas no momento da aplicação. A forma mais eficaz de vencer a dengue continua sendo eliminar criadouros de água parada dentro das casas e quintais.
Antes da aplicação, agentes de combate às endemias visitarão os imóveis, orientarão os moradores e retornarão para verificar se o ambiente está preparado. O tempo mínimo para reentrada no imóvel, após a aplicação, é de 30 minutos.
Em 2025, Botucatu já registrou 1.435 casos de dengue, sem nenhuma morte confirmada. Desse total, 1349 casos são autóctones, ou seja, 94% das infecções se originaram no próprio município. As regiões com maior prevalência da dengue são Norte (427), Leste (422), Sul (265), Centro (190) e Oeste (131).
Os imóveis que não estiverem preparados não receberão a aplicação.
- Como preparar sua casa para a nebulização:
- . Guarde ou cubra alimentos, utensílios, roupas limpas e recipientes de animais;
- . Retire ou levante roupas de cama e toalhas de mesa;
- . Mantenha portas, janelas e cortinas abertas;
- . Retire ou coloque em cômodo fechado seus animais domésticos;
- . Pessoas que precisarem permanecer no imóvel devem ficar em um cômodo fechado.