Vereador pede compra de totens eletrônicos com som e teclado braile na Amando de Barros
Para Izaias Colino, seria possível a obtenção de informações sobre o destacado centro comercial
da Câmara de Botucatu
Aproveitando da revitalização da Rua Amando de Barros e preocupado em garantir a todos os munícipes o acesso à informação, o vereador Izaias Colino [PSDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para solicitar por meio de requerimento, investimentos em tecnologia para deficientes. O pedido foi aprovado pela unanimidade dos demais legisladores.
O requerimento, encaminhado ao prefeito João Cury Neto, pede para que o mesmo inclua no projeto de revitalização da Rua Amando de Barros, totens eletrônicos dotados de som e teclado braile, visando proporcionar às pessoas, sobretudo àquelas com deficiência visual ou auditiva, a obtenção de informações sobre o destacado centro comercial, facilitando e orientando o deslocamento das pessoas pelo mesmo.
Satisfeito com as obras, o vereador destacou o que já foi feito pelo local. “Tem que ser destacado que essa revitalização respeitou e se preocupou com tudo o que preza e valoriza a acessibilidade. O projeto de revitalização conta com benefícios como rampas, piso tátil, semáforo sonoro e passeio público largo. É inegável que a cidade avançará muito nessa questão”, comenta Colino.
A busca de Izaias é por uma tecnologia que já pode ser observada em centros mais modernos. “Sei que já se encontra disponível no mercado alguns modelos de totens eletrônicos dotados de teclado braile, que possibilitam a obtenção de informações sobre os centros comerciais onde estão instalados, assim como facilitam e orientam o deslocamento das pessoas pelos mesmos, sobretudo às pessoas com deficiência visual ou auditiva e creio que isso colocaria Botucatu no topo do que há de melhor no assunto”, afirma o vereador.