Jardim Botânico da Unesp Botucatu celebra 51 anos de atividades

Atividades também incluíram trilhas ecológicas

Da Redação

O Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/Unesp) comemorou, neste domingo (28), seus 51 anos de atividades, com uma programação especial que reuniu a comunidade em ações voltadas à educação ambiental, cultura e ciência.

O evento contou com a apresentação da Big Band do projeto “Musicalizando”, do Núcleo Assistencial Joana de Ângeles. Para as crianças, foram oferecidas oficinas criativas, como a produção de capas de caderno e pinturas com tintas elaboradas a partir de pigmentos naturais desenvolvidos por alunos e técnicos do IBB/Unesp.

As atividades também incluíram trilhas ecológicas mediadas por estudantes do projeto de extensão do Jardim Botânico, proporcionando momentos de contato direto com a biodiversidade local.

Um dos pontos altos da comemoração foi o plantio coletivo de mais de 60 mudas de árvores, realizado por moradores de Botucatu em parceria com a equipe do Jardim. A ação buscou contribuir para o sequestro de carbono da atmosfera, ampliar a biodiversidade da área e reforçar o compromisso com o enfrentamento das mudanças climáticas.

A coordenadora do Jardim Botânico, Profª Elza Guimarães, destacou que a iniciativa fez parte da Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, que neste ano teve como tema “Museus e Mudanças Climáticas”. “Plantamos mais de 60 mudas de árvores, uma contribuição do Jardim Botânico e da população para o sequestro de carbono da atmosfera. Essas plantas vão aumentar a biodiversidade local e reforçar nosso compromisso com as mudanças climáticas, um tema tão importante da atualidade”, afirmou

A vice-diretora do IBB/Unesp, professora Raquel Domeniconi, também participou da celebração. Ela ressaltou o orgulho da instituição em contar com o Jardim Botânico em seu câmpus, pela relevância científica e social do espaço. “É um orgulho para nós do Instituto de Biociências ter, no nosso câmpus, um Jardim Botânico. É um espaço fundamental para a conservação da natureza, para a educação e para a pesquisa, além de ser um lugar agradável para que as pessoas possam conviver em família e se conectar com a natureza”, destacou.

Durante a comemoração dos 51 anos do Jardim Botânico do IBB/Unesp, o plantio coletivo de mais de 60 mudas de árvores ganhou um significado especial com a participação da Biblioteca do Câmpus de Botucatu – Unesp Rubião Júnior. A instituição foi representada pela bibliotecária Darcila de Fátima Bozoni, supervisora técnica da Seção Técnica de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação (STRAUD), e por Maria Carolina Andrade Cruz e Santos, da Seção Técnica de Aquisição e Tratamento da Informação (STATI).

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!