HC de Botucatu nega que tenha paciente com intoxicação por metanol
Posicionamento ocorreu após mensagens divulgadas em redes sociais e programas de mensagens
Da Redação
O Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB) desmentiu na noite desta quinta-feira, 2 de outubro, que tenha paciente internado devido a intoxicação por metanol.
Por meio de nota oficial o HCFMB ressalta que “que até o momento não registrou nenhum caso confirmado ou suspeito de intoxicação por metanol”.
O posicionamento ocorreu após mensagens divulgadas em redes sociais e programas de mensagens dizendo que a unidade teria recebido o primeiro paciente decorrente desse tipo de intoxicação. A mensagem, sem autoria, ainda ressalta para que o remetente deixe de ingerir algum tipo de bebida alcoólica.
A mensagem, que possui características de fake news (inexistência de remetente ou pessoas responsáveis), traz ainda a informação de que o HC estaria com “dificuldade para realizar o exame, pois a máquina que faz a análise aqui está quebrada. Como o envio para São Paulo compromete a estabilidade da amostra, será necessário mandar um motorista exclusivamente para levar o material com urgência, a fim de avaliar o grau de contaminação”.
Tal informação, porém, foi totalmente desmentida pela superintendência do HC. ”
O HCFMB reforça que permanece em alerta e preparado para a assistência em casos de intoxicação por metanol, além de ser um dos três centros de referência do Estado de São Paulo habilitados para a realização de análises laboratoriais em casos suspeitos. Em um momento que exige responsabilidade e transparência, lamentamos a circulação de informações inverídicas, causando pânico e desinformação à população.”, frisa a nota emitida.
Leia a íntegra da nota:
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) informa que até o momento não registrou nenhum caso confirmado ou suspeito de intoxicação por metanol.
O HCFMB reforça que permanece em alerta e preparado para a assistência em casos de intoxicação por metanol, além de ser um dos três centros de referência do Estado de São Paulo habilitados para a realização de análises laboratoriais em casos suspeitos.
Em um momento que exige responsabilidade e transparência, lamentamos a circulação de informações inverídicas, causando pânico e desinformação à população.
Reiteramos que informações oficiais serão sempre comunicadas pelos canais institucionais do HCFMB.