HC de Botucatu recebe kits para diagnóstico do câncer de endométrio
Investimento terá impacto direto nas pacientes de toda a região
Da Redação
O Serviço de Ginecologia do Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB) adquiriu seis kits de histeroscopia, utilizados no exame minimamente invasivo voltado ao diagnóstico, tratamento e prevenção de lesões relacionadas ao câncer de endométrio.
Aquisição foi viabilizada por meio de um edital de emenda parlamentar da deputada federal Tabata Amaral (PSB), no valor de R$ 500 mil. O recurso foi integralmente aplicado na compra dos histeroscópios do modelo do tipo Bettocchi, fundamentais para ampliar a oferta de histeroscopias ambulatoriais cirúrgicas realizadas pelo HCFMB.
A responsável pelo Setor de Endoscopia Ginecológica e Planejamento Familiar, Flávia Neves Bueloni Dias, destacou que os equipamentos reforçam a importância do diagnóstico e do tratamento precoce de lesões intrauterinas. “A histeroscopia ambulatorial, especialmente quando acompanhada de biópsia, é considerada o método de maior precisão para diferenciar lesões benignas e malignas, levando a um diagnóstico assertivo e tratamento adequado do câncer de endométrio”, explica.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de endométrio representa um importante problema de saúde pública, com mais de 6.500 novos casos registrados no Brasil no último ano.
O investimento destinado ao HCFMB terá impacto direto nas pacientes de toda a região, especialmente mulheres entre 40 e 70 anos, faixa etária em que as patologias endometriais são mais frequentes. “Além de aumentar a capacidade de atendimento, a realização do exame reduz a necessidade de procedimentos cirúrgicos com internação e oferece mais agilidade na investigação de alterações intrauterinas”, complementa Flávia.


