Sabesp reajusta tarifas de água e esgoto

Novos valores passam a vigorar a partir de 1° de janeiro de 2026

Da Redação 

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) publicou na segunda-feira (1°) as novas tabelas de valores de tarifas a serem aplicadas pela Sabesp em 2026 nas cidades atendidas pela companhia que integram a URAE-1.

A revisão leva em conta o período de julho de 2024, quando começou o novo contrato, a outubro de 2025 e prevê apenas a reposição da inflação do IPCA acumulada nesses 16 meses, de 6,11%.

Os novos valores passam a vigorar a partir de 1° de janeiro de 2026. A Sabesp deixou de ser uma empresa estatal no governo Tarcísio de Freitas e agora está sob propriedade da Equatorial.

Tarifa de equilíbrio

A Arsesp também deliberou sobre a tarifa de equilíbrio, que foi criada para cobrir os investimentos feitos pela concessionária e que têm reajuste anual nos dois primeiros ciclos tarifários (2024 a 2029, e 2030 a 2034). Em regra, a tarifa considera os investimentos realizados pela concessionária feitos no período de 12 meses (período de referência), após auditados e certificados pelo regulador.

De acordo com a nota técnica publicada pela Agência, após todos os ajustes compensatórios relacionados à antecipação do encerramento do ciclo tarifário anterior, as reformas e cancelamentos de valores indevidos, entre outros, o índice de reposicionamento teve impacto praticamente nulo (0,026%) sobre o Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento (Fausp).

O Fausp foi criado a partir da privatização da Sabesp, em 2024, e recebeu 30% do valor obtido na desestatização, além de seguir recebendo os dividendos pagos pela empresa ao Governo do Estado, que tem 18,3% das ações. Um dos principais objetivos do Fundo é garantir a modicidade da tarifa para os municípios atendidos pela Sabesp. Com o novo modelo regulatório, a tarifa calculada pela Arsesp ficará sempre abaixo do valor que seria praticado pela Sabesp caso fosse estatal, com o uso dos recursos do Fausp para viabilizar essa redução.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!