Botucatu inaugura 2ª residência inclusiva a pessoas com deficiência
Município dobra a capacidade de atendimento deste tipo de serviço
Da Redação
A Prefeitura de Botucatu inaugurou na segunda-feira (29) a segunda Residência Inclusiva do município, destinada a jovens e adultos com deficiência em situação de vulnerabilidade.
Com a nova unidade instalada na Vila Maria, o município dobra a capacidade de atendimento do serviço, passando a ofertar acolhimento para até 20 pessoas, com acompanhamento de equipe técnica especializada.
A Residência Inclusiva é um serviço da política de Assistência Social, integrado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e tem como objetivo garantir moradia assistida, apoio técnico e condições adequadas de convivência comunitária para pessoas com deficiência, com idade entre 18 e 59 anos, que não possuem retaguarda familiar suficiente para assegurar sua autonomia.
A primeira Residência Inclusiva do município foi inaugurada em 2017. A iniciativa é resultado de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Município de Botucatu, fortalecendo a rede socioassistencial e ampliando o acesso a serviços voltados à garantia de direitos.
A gestão da nova Residência Inclusiva será realizada pela Organização da Sociedade Civil Centro Espírita Allan Kardec, por meio de convênio com o poder público, seguindo as diretrizes do SUAS e com acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência Social.
“A Residência Inclusiva é uma política pública essencial para garantir dignidade, proteção e pertencimento. Nosso compromisso é cuidar das pessoas, fortalecer a rede de apoio e assegurar que ninguém fique para trás. Botucatu segue avançando com responsabilidade social e inclusão”, afirmou o Prefeito Fábio Leite.


