Definidos locais para aplicação da vacina contra dengue em Botucatu
Vacinação será destinada a pessoas de 15 a 59 anos
Da Redação
Está marcada para 18 de janeiro (domingo) a vacinação em massa contra a dengue, mobilizando todas as Unidades de Saúde do Município e o Espaço Saúde, das 8h às 17 horas. A iniciativa tem como objetivo ampliar rapidamente a proteção da população e reduzir o risco de formas graves da doença.
A vacinação será destinada a pessoas de 15 a 59 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde, e ocorrerá em um único dia, como parte da estratégia nacional de enfrentamento à dengue. Menores de idade deverão estar acompanhados de um responsável legal.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os munícipes procurem preferencialmente a sua Unidade de Saúde de referência, o que contribui para melhor organização do atendimento e maior agilidade na vacinação.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência.
Com o objetivo de evitar filas e garantir um atendimento mais eficiente, a Secretaria de Saúde recomenda a seguinte escala preferencial de horários:
- Pessoas de 35 a 59 anos: vacinação preferencialmente no período da manhã, das 8 horas às 12h30;
- Pessoas de 15 a 34 anos: vacinação preferencialmente no período da tarde, das 12h30 às 17 horas.
Botucatu registrou 1490 casos de dengue em 2025, com duas mortes atribuídas à doença. Do total de pessoas infectadas, 1402 contraíram a dengue no próprio município (auctótones). As regiões com maior incidência foram Leste (446), Norte (438), Sul (279), Centro (192) e Oeste (135).
