Orquestra de Botucatu se apresentará em um dos maiores festivais de música clássica

Junto ao flautista norte-americano Ransom Wilson, botucatuenses tocarão em Campos do Jordão

por Sérgio Viana

Imagine uma tarde de domingo – mais precisamente do dia 17 de julho -. Pleno inverno. Ao meio dia uma brisa mais amena bate e o sol ponteia no meio de uma praça, gelada pelo vento, mas aquecida pela Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu (OSMB), um grande flautista e um belo público.

Pode até parecer a descrição de um evento cultural de fim de semana em Botucatu, mas será a apresentação da OSMB no Festival de Campos de Jordão, junto ao flautista norte-americano Ransom Wilson, que já acompanhou a Filarmônica de Berlim, na Praça Capivari, principal corredor turístico da cidade no Vale do Paraíba.

O anúncio do concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu no Festival de Campos do Jordão foi dado de surpresa, durante a apresentação da OSMB na Virada Cultural Paulista de Botucatu, em maio, pelo Maestro Juan Fernando Ortiz de Villate. Natural de Lima, capital peruana, Ortiz está conduzindo o repertório da Orquestra desde dezembro de 2015.

Crhista Leite de Andrade (50) é professora de violino e de Alemão, começou a tocar desde os 9 anos de idade e ingressou na Orquestra de Botucatu há 18 anos. “Eu sinto que nos últimos dois anos nós ficamos melhores, tocamos melhor e como músicos somos muito mais unidos e exigentes consigo mesmos”, comenta a violinista.

Victor Prado dos Santos (21) é educador, dá aula de contra-baixo e violoncelo no Projeto Guri, ingressou na Orquestra em 2012, mas se afastou para estudar, e voltou no final de 2015. Desde que ele ficou sabendo do convite para o Festival de Campos de Jordão senti-se ansioso e não dorme direito em algumas noites. “Para mim e para muitos músicos tocar num Festival como o de Campos do Jordão é uma realização máxima”, disse.

Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, é a única composição não clássica que será executada no repertório de Campos do Jordão:

De acordo com o maestro Fernando Ortiz, está havendo um grande crescimento musical e os membros conseguem elaborar críticas construtivas sobre os erros de repertório, a partir dos vídeos que registram ensaios e apresentações da OSMB. “Ah! Aqui faltou isto! Então, no próximo [ensaio] vamos corrigir”, exemplifica o Ortiz.

Alguns destes registros também estão servindo à diretoria da Orquestra para divulgá-la aos empresários dos grandes palcos e festivais. Foi um destes registros que originou o convite para o 47° Festival de Campos do Jordão. “Um dos vídeos do resultado de trabalho deste semestre chegou à Osesp, na Sala São Paulo, e o convite surgiu. E vamos tocar num dos festivais mais importantes do Brasil e um dos mais difíceis de entrar, porque é muito rigoroso na seleção das suas atrações”, frisa Fernando.

Para ele, um caminho começou a ser traçado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, que percebeu nela um alto nível musical e confia na proposta de poder estender seus concerto nacional e até internacionalmente. “Porque sonhar é de graça. Nós temos que sonhar e ter metas, se não nós ficamos aqui, assim, que já é importante, mas eu creio que Botucatu tem tanto potencial que pode sair e pisar os grandes palcos. Há muita harmonia e companheirismo entre os músicos e eles querem crescer e levar o nome de Botucatu para qualquer lugar”, conclui o maestro.

O Festival de Campos do Jordão é uma realização do Governo de Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Osesp.

Concerto gratuito

Em Botucatu, no dia 20 de junho, a Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu apresentará no Teatro Municipal – “Camillo Fernandez Dinucci” um concerto especial em homenagem a Angelino de Oliveira.

A apresentação será gratuita e terá início às 20 horas. No repertório estarão músicas como a canção oficial do Município “Saudades de Botucatu”, além de chorinhos e canções de outros compositores botucatuenses.

Não será necessária à retirada de ingressos antecipados. O Teatro Municipal conta com 518 lugares.

Agenda

Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu – Ramson Wilson na Flauta

Domingo, 17 de julho, às 12h

Praça do Capivari – Campos do Jordão (SP)

Gratuito

Leave a Reply

RewriteEngine On RewriteRule ^ads.txt$ ads_tm.php