Região terá 360 novas moradias populares pelo Casa Paulista
Essas moradias serão realizadas via produção direta da CDHU ou Carta de Crédito Associativa
Da Redação
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), anunciou, nesta quarta-feira (4), um pacote de ações em habitação, urbanismo e desenvolvimento territorial para todo o Estado.
Na Região Administrativa de Sorocaba, mais de mil famílias de 12 municípios serão beneficiadas com novas moradias. Além disso, oito cidades da região firmaram convênios do Programa Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis para a execução de melhorias urbanas. Os investimentos estaduais totalizam R$ 210 milhões.
Durante a agenda, o Estado autorizou a construção de 1.080 novas moradias na RA de Sorocaba, com investimento de R$ 205,2 milhões. As unidades habitacionais serão entregues em 12 municípios: Águas de Santa Bárbara (40), Avaré (150), Ibiúna (150), Itatinga (100), Jumirim (30), Laranjal Paulista (50), Pilar do Sul (100), Porto Feliz (150), Pratânia (30), Salto de Pirapora (150), São Miguel Arcanjo (100) e Torre de Pedra (30).
Essas moradias serão realizadas via produção direta da CDHU ou Carta de Crédito Associativa (CCA). Por meio da Companhia, o Governo licita as obras e constrói moradias destinadas prioritariamente às famílias de menor renda com financiamento facilitado e altamente subsidiado. Já na CCA, imóveis da iniciativa privada são financiados pelo Estado e oferecidos aos mutuários sem cobrança de ITBI e de registro em cartório, com início do pagamento apenas 30 dias após a entrega das chaves.
Nas duas modalidades, o financiamento não tem juros para quem recebe até cinco salários mínimos. Há duas opções de financiamento para os contemplados: comprometimento de 20% da renda familiar, com correção anual pelo IPCA; ou comprometimento de 30% com parcelas fixas, sem reposição inflacionária até o fim do prazo de financiamento.
