HC de Botucatu retoma programa de saúde respiratória

Programa visa rastrear, diagnosticar e tratar doenças respiratórias crônicas 

Da Redação

O programa Inspire do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) retoma suas atividades de 2026 no dia 28 de fevereiro. Para participar da ação é necessário agendar previamente na Função Pulmonar do HCFMB pelo WhatsApp (14) 99756-4525. Os interessados devem deixar o nome e telefone de contato para que seja incluída a avaliação da condição respiratória.

Desenvolvido pelos Serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica do HCFMB e pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp), a iniciativa visa promover mais qualidade de vida à população.

Programa visa rastrear, diagnosticar e tratar doenças respiratórias crônicas, como asma, câncer de pulmão e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), além de abordar o tabagismo ativo, integrando os pacientes ao programa de cessação ao tabagismo do HCFMB, reconhecido como referência no Estado de São Paulo e produtor de diversos estudos sobre os riscos do tabaco.

No final do ano de 2025, o Programa tornou-se uma política pública do Estado de São Paulo. Com isso, o modelo implantado no Hospital é referência para que o Estado exporte o conhecimento para outros serviços de saúde de diferentes municípios.

Programa Inspire

O projeto consiste em oferecer assistência à saúde respiratória para a população botucatuense, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com maior dificuldade em ter acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa conta com a participação de fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, médicos pneumologistas, cirurgiões torácicos, alunos de residência médica e de graduação em medicina.

O Programa também abrange avaliação de comorbidades não respiratórias, reabilitação, monitoramento e disseminação de conhecimento. “A qualidade da saúde respiratória das pessoas é o foco da atuação da iniciativa”, frisa.

Os pacientes identificados têm acompanhamento de, no mínimo, dois anos. Este período pode ser estendido dependendo de cada caso.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!