Organização é a melhor maneira para evitar falhas no trabalho
Para conciliar tantas atribuições é preciso possuir algumas habilidades técnicas
da Assessoria do Senac-SP
Em casa ou em qualquer profissão manter o ambiente de trabalho organizado melhora o desempenho, evita o desperdício de tempo e afeta diretamente na qualidade da atividade exercida.
Segundo Mônica Santos Martins, docente do curso Técnicas Secretariais do Senac Botucatu, para conciliar tantas atribuições é preciso possuir algumas habilidades técnicas. “O profissional deve desenvolver aptidões como planejamento, organização, pontualidade, facilidade com atendimento ao público e gestão de pessoas, além de possuir um olhar sistêmico empresarial.”
Para a docente, a agenda é a grande aliada do profissional de secretariado. “Esta ferramenta facilita a organização de tarefas, o acompanhamento no andamento das atividades, a anotação de recados e datas importantes,” destaca.
No celular, sobre a mesa, no computador, seja qual for o formato escolhido, o importante é saber utilizar a agenda de maneira estratégica. Para facilitar a rotina no trabalho, confira algumas dicas da docente:
– Classifique as tarefas entre urgentes e importantes, priorize prazos para evitar atrasos;
– Defina prioridades todos os dias. Evite o não cumprimento das tarefas importantes;
– Planeje o tempo real, contemple espaço para imprevistos entre uma atividade e outra;
– Utilize apenas uma agenda, física ou virtual, com informações sincronizadas, evitando duplicidade;
– Ao final do dia sempre verifique as atividades finalizadas e planeje a atividade do próximo dia, para facilitar a organização semanal;
– Tenha equilíbrio entre agenda profissional e pessoal, afinal todas áreas da nossa vida são importantes.