Ex-vereador Oswaldo Pagani morre aos 88
“Oswardão” tinha um estilo único de atuação e ocupou a cadeira do Legislativo botucatuense por cinco legislaturas
por Flávio Fogueral
A política botucatuense está em luto. Morreu na noite de sábado, 13, o ex-vereador Oswaldo Moreira Pagani, aos 88 anos. Ele estava internado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e a causa da morte não foi divulgada.
O velório ocorre desde às 7 horas deste domingo, 14, no complexo funerário Orlando Panhozzi. Já o sepultamento está marcado para às 17 horas no cemitério Portal das Cruzes. Pagani era casado com Luiza Minetto Pagani e pai ex- vereador Lelo Pagani (ocupou a cadeira no legislativo por três mandatos), Maria Conceição Pagani, Paulo Eduardo Pagani, Maria Inez Pagani e Esmite Elói Faria.

“Oswardão”, como ficou conhecido pelos botucatuenses, tinha um estilo único e ocupou a cadeira do Legislativo botucatuense por cinco legislaturas entre as décadas de 1970 e 1980. Candidatou-se pela primeira vez em 1969 pelo Arena- partido de situação dos governos militares. Foi líder do governo dos prefeitos Lico Silveira, Plínio Paganini e Jamil Cury.
Em abril de 2013 recebeu o título de “Cidadão Botucatuense”, por seu trabalho parlamentar onde contribuiu para a implantação da SABESP em 1973, a aquisição do prédio da antiga Agência dos Correios, onde hoje está instalada a sede da Prefeitura Municipal de Botucatu e a criação da Escola Professor Pedro Torres.
A Câmara Municipal de Botucatu, por meio de sua página no Facebook, emitiu uma nota de pesar, onde realça a constante presença de Oswardão na Casa de Leis, a qual muitos vereadores consideravam emblemática. “O Poder Legislativo se solidariza com seus familiares e amigos e se despede com muita tristeza do amigo “Oswardão”, frisava a nota postada na rede social.
Corintiano fanático, Pagani também era presença garantida em redações de jornais e nos estúdios das rádios locais ou para um simples bate-papo ou em entrevistas com muitas histórias sobre os bastidores da política local.