Ribeirão Lavapés amanhece coberto com espuma
Acúmulo de espuma ocorre há pelo menos dois dias em alguns pontos do Ribeirão
por Flávio Fogueral

O Ribeirão Lavapés, principal córrego que corta boa parte da zona urbana de Botucatu, amanheceu nos últimos dois dias, com grande acúmulo de espuma. A coloração da água também estava mais escura do que de costume. Em diversos pontos da extensão do rio é possível verificar a quantidade da substância, como nas pontes da Rua Capitão José Paes de Almeida (na Boa Vista) e da Rafael Sampaio, logo após o “Camelódromo”.
Não há forte odor exalando por causa da espuma e os relatos de moradores que procuraram a reportagem do Notícias Botucatu é que a espuma se acumula logo no início da manhã, por volta das 7 ou 8 horas.
Esta não é a primeira ocorrência do fato este ano. Há dois meses, o ribeirão novamente ficou coberto pela espuma com a água turva. Na ocasião, o trecho com maior incidência também foi nas proximidades da ponte da Rua Rafael Sampaio, na divisa do Centro com o bairro Boa Vista.
Procurada, a Sabesp- concessionária para o fornecimento de água e gerenciamento de esgotos e resíduos em Botucatu-, informou por meio de sua assessoria de imprensa que visitaria a região para verificar a origem da espuma e quais providências poderia tomar. Vale lembrar que toda a captação de esgoto na zona urbana no Ribeirão Lavapés conta com canalização para envio às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) existentes no município.

