Aluna da Unesp Botucatu é premiada em Congresso Internacional de Enfermagem
Tema apresentado foi “Da Prática à Evidência – Abordagem do Doente Crítico”.
da Assessoria da FMB
A aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Enfermagem, Cláudia Maria Silva Cyrino, do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), participou nos dias 22 e 23 de maio do II Congresso Internacional de Enfermagem da José de Mello Saúde (JMS) cujo tema foi “Da Prática à Evidência – Abordagem do Doente Crítico”.

Realizado em Lisboa, Portugal, o evento contou com simpósios, conferências e workshops que tinham o objetivo de promover a atualização científica dos participantes. Dentre as atividades desenvolvidas, Cláudia apresentou parte de seus dados do doutorado e teve seu estudo premiado em 2º lugar.
Em 2017, a aluna da pós-graduação em enfermagem da FMB apresentou estudos no European Federation Critical Care Nurses Association Congress (Efccna Congress), que aconteceu em fevereiro na Irlanda do Norte, e, na próxima semana, participará do International Council of Nurses Congress, que será realizado em Barcelona, Espanha. Na ocasião, serão feitas duas comunicações orais e a exibição de um pôster.
“Agradeço ao PPG em Enfermagem por todo apoio e aprendizado. Vocês abriram portas e proporcionaram as condições para eu ampliar meus conhecimentos e experiências. Agradeço também ao Escritório de Relações Internacionais (ERI) da FMB, que realizou a mediação com a Universidade Católica Portuguesa. A oportunidade de realizar um intercâmbio é enriquecedora, principalmente no âmbito da pesquisa. Acredito que todos os doutorandos deveriam desfrutar dessa vivência. Sinto-me muito feliz em poder divulgar nossos trabalhos e ampliar as parcerias. Tenho orgulho de dizer que sou Enfermagem da Unesp Botucatu”, diz a discente.
Histórico
Cláudia foi contemplada com uma bolsa financiada pelo Projeto Erasmus Mundus SUD-EU e está no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Portugal, desde o mês de setembro de 2016. Ela foi a primeira aluna do curso a realizar o doutorado “sanduíche” (programa de bolsa de estudo no qual o estudante tem a chance de fazer parte do seu curso de doutorado em outra instituição brasileira ou internacional).
Seu projeto de pesquisa é orientado pela professora Magda Cristina Queiroz Dell’Acqua, do Departamento de Enfermagem da FMB, e a previsão de encerramento da tese é em fevereiro de 2018.