Ação proporciona massagem em funcionários e usuários do Centro Saúde Escola

A ação, que foi realizada utilizando técnicas ocidentais e orientais de massagem

da Assessoria da Unesp
No dia 20 de junho, profissionais especializados em massoterapia (terapêutica à base de massagens) realizaram uma ação no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, unidade auxiliar da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Durante todo o dia, os especialistas aplicaram a técnica nos usuários e funcionários do local.
“Por meio da terapia corporal, a massoterapia proporciona bem-estar e melhora na qualidade de vida das pessoas, ampliando o espectro da promoção da saúde de pacientes e trabalhadores da saúde”, explica a coordenadora do CSE, professora Eliana Goldfarb Cyrino.
Segundo ela, foi possível observar o interesse da população usuária do CSE em realizar a massagem. “Os pacientes chegavam, observavam, estranhavam um pouco, perguntavam o que estava sendo feito e muitos pediram para participar da atividade. Mesmo aqueles com alguma dificuldade de locomoção foram massageados em alguns pontos como face, membros superiores ou coluna. Tivemos a impressão de que para muitos usuários essa foi a primeira oportunidade de receber a massagem. Trouxemos assim a oportunidade de demonstrar que saúde é um conceito muito amplo, com muitas possibilidades de promoção e de desenvolvimento de diversas terapêuticas para cada pessoa e um conceito bem maior do que tratar as doenças”,
“Queremos repetir esta iniciativa e, quem sabe no futuro, instituir práticas como esta como recurso de promoção da saúde e como apoio terapêutico no serviço”, complementa a dirigente.
A ação, que foi realizada utilizando técnicas ocidentais e orientais de massagem, é uma atividade de desenvolvimento comunitário da unidade (CSE) em parceria com a iniciativa privada (escola de cursos profissionalizantes Efac).

Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!