Professor Antonio Aguiar, da FMVZ/Unesp, é homenageado em evento para residentes de medicina veterinária
O professor Antonio José de Araújo Aguiar coordenou o Programa de Residência da FMVZ/Unesp de 2006 a 2008
da Assessoria da FMVZ
O professor Antonio José de Araújo Aguiar, do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, foi homenageado durante o 3º Encontro Vetnil de Residentes em Medicina Veterinária, realizado em Itu/SP, de 21 a 23 de agosto.
Realizado pela Vetnil, uma das maiores empresa do setor de saúde animal brasileiro, o evento é maior encontro de residentes em Medicina Veterinária do país. Esta edição reuniu quase setecentos participantes de onze estados brasileiros e de países como Uruguai, Colômbia, Peru e Argentina.
Ao longo do encontro, foram realizadas mais de cinquenta palestras nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Reprodução, Diagnóstico por Imagem e abordando temas de interesse geral do público, como inteligência artificial, desenvolvimento de produtos na indústria veterinária e aspectos tributários e trabalhistas do negócio veterinário.

A homenagem ao professor Antonio, recebida das mãos da senhora Vera Ribeiro, presidente da Vetnil, se deve à sua contribuição ao desenvolvimento dos programas de residência em Medicina Veterinária no Brasil.
O professor Antonio José de Araújo Aguiar coordenou o Programa de Residência da FMVZ/Unesp de 2006 a 2008. É membro da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) desde 2009. Criada em 2003, a Comissão orienta os coordenadores de programas de residência sobre como alcançar qualidade adequada para garantir o treinamento eficiente ao residente. “Como membro da Comissão, trabalhei junto a profissionais de várias instituições de ensino do Brasil. Agradeço a homenagem em nome do trabalho coletivo da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária em seus 15 anos de atuação”.
No âmbito da Comissão, presidida atualmente pelo professor Benedito Dias de Oliveira Filho, da Universidade Federal de Goiás, são discutidos assuntos relacionados aos padrões de qualidade dos programas de residência. Ela busca divulgar o processo de reconhecimento dos programas por parte do Ministério da Educação e incentiva as instituições de ensino superior para que se adequem aos critérios que ele estabelece.
Além das suas quatro reuniões ordinárias anuais, os membros da Comissão participam de reuniões extraordinárias, encontros de residentes e visitas a instituições de ensino superior para conhecer e avaliar programas de residência. “Estamos em processo de implantação de um sistema de acreditação para programas de residência e aprimoramento. A ideia é lançar um sistema de acreditação on line até o final de 2017”, conta o professor.
O professor lembrou o pioneirismo da FMVZ na criação da residência em Medicina Veterinária e, uma vez mais, destacou a satisfação pela homenagem. “A Coordenadoria de Residências do Ministério da Educação reconhece que a área de Medicina Veterinária tem uma estrutura organizada. Essa história começou em Botucatu, na nossa Faculdade, com a criação do primeiro programa de residência em Medicina Veterinária do Brasil, no ano de 1973. Mais de dois terços dos nossos docentes atuais foram residentes. Isso mostra como essa iniciativa foi importante e como a residência tem um grande valor na formação do profissional de Medicina Veterinária. A Vetnil reconhece essa importância, por isso realiza esse evento de tanto sucesso. Fiquei muito feliz com a homenagem”.

