Museu Ferroviário de Bauru comemora 28 anos com lançamento de Plataforma Digital

Cerca de mil documentos em formato digital, entre fotografias, mapas e relatórios sobre a história da ferrovia em Bauru

da Prefeitura de Bauru

Foi realizado no sábado, 26, do evento comemorativo do 28º aniversário do Museu Ferroviário Regional de Bauru e lançamento da Plataforma Digital do Projeto de Preservação e Informatização do Acervo Museológico.

Além da exibição e apresentação da Plataforma Digital pela coordenadora e idealizadora do projeto Fabiana Ferreira Rocha, ainda foram realizadas apresentações musicais do quarteto da Banda Sinfônica Municipal de Bauru e do Madrigal Régia, grupo vocal de Bauru composto por cantores que apresentam peças de arranjo coral sem acompanhamento instrumental.

Contemplado como primeiro colocado no edital de Preservação de Acervos Museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, a plataforma do projeto utiliza tecnologia responsiva e tem uma interface de fácil navegação, podendo ser acessada através de computadores, celulares, tablets ou qualquer outro dispositivo móvel. Desta maneira, os documentos disponibilizados poderão ser acessados por estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas na história ferroviária.

Durante a primeira fase do projeto, cerca de mil documentos em formato digital, entre fotografias, mapas e relatórios sobre a história da ferrovia em Bauru e região serão disponibilizadas para consulta. Para a segunda fase, prevista para a primeira quinzena de outubro, serão disponibilizados mais quatro mil documentos.

Toda verba destinada para o projeto foi investida em scanners específicos para a digitalização, materiais para higienização e acondicionamento desses documentos.

28 anos do Museu 

O acervo do Museu é composto por peças bidimensionais (quadros, fotos, mapas) e tridimensionais (peças, relógios de ponto e até locomotivas) e preserva a história das estradas de ferro Noroeste, Paulista e Sorocabana e também a história da própria cidade.

Em 26 de agosto de 1989, foi inaugurada a primeira exposição permanente do Museu Ferroviário Regional de Bauru, no prédio localizado na rua Primeiro de Agosto, Centro de Bauru, ao lado da Estação Ferroviária, num complexo de quatro salas e um auditório. Ao longo desses 28 anos, o Museu Ferroviário seguiu desenvolvendo atividades sociais, culturais, educacionais e de pesquisa, através de exposições de longa duração e temporárias, e outros eventos.

Museu Ferroviário Regional de Bauru – Rua Primeiro de Agosto, qd. 01
Mais informações: (14) 3212-8262

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!