Cones, faixas e cartilhas ajudaram os frequentadores a entenderem as novas regras
Assessoria FCA/Unesp
A partir da próxima segunda-feira, 03 de junho, pedestres, ciclistas e motoristas que frequentam o Lageado, encontrarão novas regras para o tráfego na Avenida Prof. Fernando Conceição, a avenida principal da Fazenda.
As alterações serão implantadas pela direção da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), com apoio da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e a Prefeitura Botucatu, em razão da grande presença de pedestres e ciclistas que utilizam a Fazenda para suas atividades físicas nos horários de maior fluxo de veículos, o início da manhã e o final da tarde.
A principal novidade é a reserva das faixas da esquerda da avenida (próxima ao canteiro central) em ambos os sentidos, a partir das 17h30, para uso exclusivo de pedestres e ciclistas. As faixas da direita, nos dois sentidos da avenida, que dão acesso aos departamentos e demais prédios da Faculdade serão exclusivas para o uso de carros e motocicletas. O espaço será demarcado por cones até as 20h, quando as cancelas da Avenida são fechadas e o tráfego automotivo se restringe a veículos autorizados.
Quem caminha também poderá utilizar as calçadas a partir da rotatória de entrada até o final da avenida. No início da manhã, entre 7h30 e 8h30, não serão colocados cones na avenida, mas a direção da FCA vai solicitar que os usuários utilizem exclusivamente as calçadas para suas atividades.
Além da colocação de faixas de orientação e da distribuição de material gráfico, os vigilantes da FCA e o sistema de câmeras instalado ao longo da avenida farão o monitoramento do tráfego de pedestres, ciclistas e veículos.
“O Lageado é muito procurado para práticas de esporte e lazer, mas é também local de trabalho e estudo para centenas de pessoas e, por isso, recebe um volume significativo de automóveis”, explica o professor Carlos Frederico Wilcken, vice-diretor da FCA. “Para que todos dividam com segurança o mesmo espaço, adotamos as novas regras e esperamos a colaboração de todos”.