TV Unesp poderá ter sinal expandido para Botucatu
Intenção é expandir o sinal para exibição da programação da TV Unesp em televisão aberta
da Assessoria da Unesp
No dia 29 de setembro, a direção da TV Unesp esteve na Unesp em Botucatu para uma reunião com os diretores de unidade e a direção da Fundunesp a fim de apresentar a proposta de solicitação do canal universitário digital que está disponível na cidade de Botucatu e, assim, expandir o sinal para exibição da programação da TV Unesp em televisão aberta, que atualmente está alocado apenas em Bauru.
Compareceram à reunião: Prof. Dr. Francisco Machado Filho, diretor da Televisão Universitária Unesp; Sra. Priscila Pacheco de Lima, assessora técnica administrativa da Televisão Universitária Unesp; Sr. Fabrício de Oliveira Carapelli, supervisor de TI da Televisão Universitária Unesp; Prof. Dr. Edson Luiz Furtado, diretor presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp – Fundunesp; Prof. Dr. Pasqual Barretti, diretor da Faculdade de Medicina; Prof. Dr. Celso Antônio Rodrigues, diretor Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; Prof. Dr. Carlos Frederico Wilcken, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas; Prof. Dr. César Martins, diretor do Instituto de Biociências; Prof. Dr. Rui Seabra Ferreira Júnior, coordenador executivo do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos – CEVAP; Prof. Dr. Adalton Mazetti Fernandes, coordenador executivo do Centro de Raízes e Amidos Tropicais – CERAT; e, Prof. Dr. Celso Luís Marino, coordenador executivo do Instituto de Biotecnologia.
A reunião iniciou com a palavra do diretor da TV Unesp, explicando que há viabilidade técnica para a retransmissão do sinal da emissora por meio da legislação vigente que prevê a solicitação ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações de um canal secundário antes do desligamento do sistema analógico para a exibição de conteúdos de universidades, o que está em aberto para a cidade de Botucatu. Desse modo, a Unesp pode ser a pioneira dessa iniciativa na cidade. Quanto aos custos dessa proposta, o professor Francisco ressaltou que são baixos devido à variação do dólar e das instalações físicas para o aparelho de retransmissão.
Os diretores de Botucatu apoiaram de modo unânime esse projeto, manifestando interesse inclusive na produção de conteúdo local das unidades e na possibilidade de captação de recursos externos à Unesp, e firmaram em ata o compromisso de apoio.
Sobre a TV Unesp:
A TV Unesp é uma emissora universitária, cultural e educativa da Unesp, com sede em Bauru, no ar desde 4 de novembro de 2011. A emissora tem produção de conteúdos de divulgação científica, institucionais e prestação de serviço local de modo a atender a demanda das comunidades interna e externa à Universidade.
Em Bauru: sintonize canal 45 UHF, 46.1 digital, 18 NET, 346 GVT/VIVO/
Aplicativo Unesp TV