Jovens da Fundação CASA de Botucatu participam do Encceja PPL

A prova possibilita aos adolescentes obter os certificados de conclusão dos ensinos Fundamental ou Médio

da Assessoria

Nove jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Botucatu participam nesta terça e quarta-feira, dias 19 e 20 de dezembro, das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Ao total, foram inscritos para participar mais de 4.061 adolescentes de 118 centros socioeducativos da Fundação CASA espalhados pelo Estado.

Desses jovens, a Fundação CASA inscreveu 3.050 para prestar as provas do Ensino Fundamental na terça (19/12) e 1.011 a do Ensino Médio na quarta (20/12). Se passarem, alcançarão os requisitos para receber a certificação de conclusão de cada etapa.

O Encceja é uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio para fins de correção do fluxo escolar.

Dentre os adolescentes que chegam na Fundação CASA, 94,63% não possuem a série condizente com a idade que têm. De acordo com a gerente Escolar da instituição, Neuza Flores, os dados são essenciais para mostrar que é preciso desenvolver políticas públicas preventivas.

“A busca ativa desse aluno que abandonou a escola é essencial e, além disso, as escolas precisam ser mais atrativas para os garotos”, afirmou Neuza.

As provas do Encceja serão aplicadas nos centros socioeducativos de internação. Haverá testes objetivos e redação que avaliarão as áreas de conhecimento.

Para o Ensino Fundamental, serão testes de ciências naturais, história e geografia, língua portuguesa, estrangeira, artes, educação física e matemática.

Já para o Ensino Médio, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias.

Para tentar conseguir o certificado do Ensino Fundamental, o jovem deve ter, no mínimo, 15 anos. Já para o Ensino Médio, é preciso ter a partir de 18 anos. O candidato deve fazer, no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento. Na redação, a nota mínima é de 5 pontos, de um total de 10.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão do governo federal responsável pela a aplicação das avaliações do Encceja.

A partir de 2017, o Encceja passou a ser utilizado para a certificação do Ensino Médio, o que antes ocorria pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto o geral quanto aquele direcionado a pessoas privadas de liberdade.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!