Museu Histórico e Pedagógico de São Manuel completa 47 anos
Ao longo de seus 47 anos, mais de 347 mil pessoas registraram seu nome no caderno de visitas do Museu
da Prefeitura de São Manuel
Nesta terça-feira, 23, o Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manoel da Nóbrega” completa 47 anos desde sua inauguração, em 23 de janeiro de 1971. O local é considerado um dos maiores patrimônios de São Manuel, por preservar a tradição e a história do município, sendo motivo de orgulho para os são-manuelenses.
O Museu foi criado por meio de Lei nº 189 de 17 de junho de 1953 através de proposição feita pelo então vereador professor Lino José Saglietti, que havia recebido a indicação dos secretários de Cultura, Esporte e Turismo, dr. Orlando Zancaner e dr. Paulo Marcondes Pestana, na gestão do então prefeito Geraldo Pereira de Barros.
No entanto, foi constituído e oficializado apenas em 25 de março de 1970 por decreto do então governador do Estado, dr. Roberto da Costa de Abreu Sodré, e inaugurado em 23 de janeiro de 1971, durante a gestão do prefeito dr. Paulo René de Barros, graças ao esforço de um grupo de são-manuelenses e do apoio da artista plástica Maria Arruda Botelho de Souza Aranha. Antes de abrigar o Museu, o prédio onde se encontra atualmente foi sede durante décadas da Prefeitura e da Câmara Municipal, de 1907 a 1970.
O Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manoel da Nóbrega” é considerado um dos mais ricos do interior do Estado de São Paulo, com um acervo de mais de 5 mil peças catalogadas. As peças expostas narram o passado do município desde os tempos áureos do café até objetos pessoais da dupla “coração do Brasil”, os sertanejos Tonico e Tinoco. Também fazem parte da coleção antigas aras, canetas, documentos, dentre outras peças que fizeram parte da vida de políticos importantes como Adhemar de Barros e Laudo Natel.

Ao longo de seus 47 anos, mais de 347 mil pessoas registraram seu nome no caderno de visitas do Museu, comprovando que a rica história de São Manuel atrai não apenas os são-manuelenses, mas turistas e estudiosos de todo o País.
Reforma
Há um estudo em andamento para reforma do prédio que abriga o Museu. Por se tratar de uma edificação com mais de 100 anos de existência, há necessidade de alguns reparos em sua estrutura como reforma do telhado, troca da fiação e pintura. O único registro existente de obra realizada no local desde sua construção foi uma pintura realizada em 1988.
