Senai amplia estrutura e se torna referência no ensino técnico regional
A unidade passa a ser uma das mais modernas do Estado
da Redação
Com investimentos da ordem de R$ 31,4 milhões, a Escola do Serviço Nacional da Indústria “Luiz Massa”’, inaugurou , dia 24 de maio, suas novas instalações com salas de aula e laboratórios. A unidade passa a ser uma das mais modernas do Estado.
A inauguração contou com a presença de autoridades políticas e empresariais de Botucatu e região como o presidente do Senai, Paulo Skaf. A nova concepção arquitetônica possibilita acessibilidade e o sistema ecologicamente correto de reaproveitamento de água pluvial implantado no prédio.
O Senai de Botucatu passa a contar com 7.839,12m², divididos em três blocos, com total de 11 salas de aula, 11 laboratórios e seis oficinas. Dentro das instalações estão biblioteca, auditório com 168 lugares, área de convivência/refeitório, escola móvel de estruturas aeronáutica (no estacionamento), salas destinadas a docentes e práticas profissionais, além de pátios exclusivos para atividades de empilhadeira e construção civil.
Inaugurada em 7 de agosto de 1992, com apenas três cursos profissionalizantes (Costura Industrial, Mecânico de Usinagem e Eletricista), o Senai Botucatu conta atualmente com 954 alunos. Eles estão distribuídos em mais de 100 cursos vinculados a 10 áreas de atuação industrial: Automação, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão, Metalmecânica, Metalurgia, Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação e Vestuário. Em toda sua história já contabilizou mais de 83 mil matrículas.

“Com esta ampliação a gente praticamente triplica nossa capacidade. Em 2018 devemos fechar por volta de 3 mil matrículas, sendo que há pouco tempo atrás era menos de 1 mil. Mas temos todo potencial de operar em capacidade máxima, algo em torno de 6 mil matrículas/ano”, compara o diretor da escola José Maria Milani.
O Senai é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, vinculado ao sistema sindical. Trata-se de um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Suas ações de qualificação profissional já auxiliaram na formação de mais de 64,7 milhões de trabalhadores em todo o território nacional, desde 1942.
“Trata-se de uma oportunidade de crescimento, de montar seu próprio negócio, de ter um melhor salário passando por uma escola como essa, que se compara às melhores escolas profissionalizantes do mundo. Por isso, aproveitem ao máximo. Nós estamos vivendo momentos de grandes e rápidas transformações no mundo. E o que vai fazer a diferença é se preparar, ter conhecimento, uma formação completa e uma vida saudável”, afirma Paulo Skaf.
Integrante do chamado “sistema S”, formado por organizações e instituições todas referentes ao setor produtivo, está presente com mais de 1 mil unidades (entre fixas e móveis) em 2,7 mil municípios brasileiros. Hoje, somente no Estado de São Paulo, possui 104 unidades. Tem a missão de atuar na formação e qualificação profissional, bem como cooperar no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas de interesse da indústria.
Serviço
Escola Senai Botucatu – “Luiz Massa”
Av. Dr. Jaime de Almeida Pinto, nº 1332 – Jd. Reflorenda
Tel.: (14) 3811-3600

