Botucatu receberá evento internacional de divulgação científica em maio
A programação do Pint of Science ainda não está fechada
da Assessoria
O Pint of Science já tem data para acontecer em 2019: dias 20, 21 e 22 de maio. E Botucatu, pelo terceiro ano consecutivo, estará na lista de pouco mais de 50 cidades brasileiras a promover o evento, que busca aproximar a ciência do grande público. Para isso, professores, pesquisadores e cientistas invadem bares e restaurantes para debater princípios científicos e contextualizá-los a temas relevantes ao cotidiano das pessoas. Mas sempre de forma divertida e descontraída.
A programação do Pint of Science ainda não está fechada. Por isso, os professores Rafael Henrique Nóbrega e Ariane Rozza, do Departamento de Morfologia do Instituto de Biociências convidam alunos e professores, das quatro unidades do campus da Unesp Botucatu (IB, FMB, FCA e FMVZ), e demais interessados, a fazerem parte da comissão organizadora do evento.
Os interessados deverão preencher um formulário eletrônico [clique aqui para ter acesso] e indicar como gostaria de estar envolvido com a iniciativa. Seja de maneira científica, ajudando na divulgação ou mesmo sugerindo temas e possíveis palestrantes. Só no ano passado, o Pint of Science conseguiu atingir um público de 1,6 mil pessoas que circularam por quatro bares/restaurantes da Cidade, durante os três dias de evento.
De onde veio a ideia?
O evento foi criado para proporcionar debates sobre tópicos científicos com quem faz ciência. É realizado por voluntários e foi criado por uma comunidade de estudantes de pós-graduação e de pós-doutorado em 2013, na Inglaterra. Organizado pela primeira vez em 2013, o festival acontece durante três dias anualmente e de forma simultânea em diversos países do mundo. Pint of Science é uma organização sem fins lucrativos que estabelece parcerias pelo mundo a fim de possibilitar a realização desse festival.
 Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul eram pesquisadores do Imperial College London. Eles começaram a organizar um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios dos cientistas pessoas acometidas por Doença de Parkinson, Alzheimer, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar a elas que tipo de pesquisa estavam realizando. O evento foi inspirador tanto para os visitantes quanto para os dois cientistas.
Então, eles pensaram: se as pessoas podem ir até os laboratórios se encontrar com os cientistas, por que os cientistas não podem sair de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science. Em maio de 2013, eles realizaram o primeiro festival na Inglaterra reunindo os maiores nomes provenientes de diversos campos do conhecimento para explicar seu trabalho aos amantes da ciência.
Mais detalhes basta acessar o site: www.pintofscience.com.br.

