Supermercados com expectativa de aumento de vendas de 5% na Páscoa 2019
O Ovo de Páscoa deve ficar 5% mais caro em relação ao ano passado
da Assessoria da APAS
Com um desemprego levemente menor e a confiança maior com o novo governo entre os empresários e os consumidores, os supermercados paulistas demonstraram isso com a projeção de 5% no aumento de vendas no setor, acima dos 4% de 2018/2017.
Na última pesquisa de confiança, 54% dos empresários do setor estão otimistas com o futuro sendo que 85% confiantes em aumentos de venda nos próximos meses. E o segundo teste do ano pós-carnaval é a Páscoa, que ainda é a segunda melhor data para o Varejo de alimentos, não só pelos chocolates, mas pelas compras de almoço ou jantar que as famílias realizam.
Preços
Cacau, leite, açúcar, farinha e componentes químicos formam os ovos de páscoa e doces em geral. Terceiro maior mercado de chocolates do mundo, não é de surpreender então que o chocolate barra sobe 5,62% no acumulado quando estes componentes tiveram aumentos, seja pelos choques do dólar, da indústria do leite e de componentes biológicos/químicos que vem de 2018.
Em geral, os doces sobem 2,33% beneficiados pelo bombom e as balas.
Entre os alimentos, o Vinho, que é utilizado como presente ou, em cidades maiores, é apreciado na data junto com o macarrão, tornam almoços familiares mais caros com 5% de aumento. O macarrão e a massa fresca, influenciados pelo trigo mais caro, sobem mais de 8%. Para o bacalhau, tradicional na época, 21,83% de aumento é algo que poderá tirar da mesa de alguns consumidores este peixe. Cerveja e ovo (que possui um pico de vendas nesta época por motivos religiosos) possuem queda de 7%.
O Dilema do Ovo de Páscoa
O Ovo de Páscoa deve ficar 5% mais caro em relação ao ano passado e os supermercados estão cada vez mais rígidos em suas encomendas com a indústria. Algumas lojas reportam até 40% de encalhe pós-páscoa e isso se deve a diversos fatores: a percepção de custo benefício do consumidor, que aumentou nos últimos anos com o advento da internet e redes sociais, a crise econômica, a diminuição do tamanho das famílias, o aumento do número de solteiros e o envelhecimento da população.
Tudo isso faz com que o Ovo de Páscoa deixe de ser tendência, principalmente os ovos com mais de 500 gramas, de menor giro e apelo neste contexto apresentado. Para se ter uma ideia da queda deste produto, em 2015, 80 milhões de ovos foram produzidos, enquanto em 2017 apenas 36 milhões.
Vendas
Em relação às vendas, os supermercadistas têm como líder de expectativas a caixa de bombons, com 5,88%, o que segue a tendência dos últimos anos de crescimento deste produto. Isso mostra que o consumidor tem migrado para versões mais baratas e com custo benefício maior. O ovo de Páscoa terá tímido crescimento de apenas 2,40%.
Para alimentos e bebidas típicas da data, as cervejas possuem a liderança tradicional para data, influenciadas ainda mais pelo calor e pelos preços estáveis. Mesmo com preços mais altos, a compra de vinhos pelas classes A e B não deve ser afetada. Finalmente, a tradição religiosa trará relevante crescimento para os peixes.