Brasil já passa de 1 milhão de casos de covid-19

País deve ultrapassar neste fim de semana 50 mil mortes

Da Rede Brasil Atual

O Brasil somou mais de 1 milhão de casos de contaminação pelo novo coronavírus nesta sexta (19). Mais precisamente, chegou a 1.032.913 registros confirmados de covid-19, de acordo com o painel do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). O país deve ultrapassar neste fim de semana 50 mil mortes. Até esta sexta, morreram – oficialmente – 48.954 pessoas desde o início da pandemia.

Com 54.771 novos registros de contaminados pelo novo coronavírus em 24 horas – e 1.206 novos óbitos –, o país confirma a preocupação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O avanço em um dia é o dobro do apurado nos Estados Unidos (24 mil casos em um dia, de um um total de 2,1 milhões desde o início da pandemia).

De acordo com o órgão, houve um crescimento global de mais de 150 mil casos ontem. O maior foco de contágio está nas Américas. E o maior polo de adoecimentos do continente sul-americano é o Brasil. “O vírus ainda está se espalhando e é mortal”, disse o diretor-geral, Tedros Adhano.

O estado de São Paulo concentra cerca de 20% dos casos de covid-19 no país. São 211.658 contagiados, sendo que 12.232 pessoas morreram. Veja o quadro nos estados no gráfico.

Em muitos estados constata-se que a interiorização da doença avança. De acordo com um balanço feito pelo jornal O Tempo, a doença já matou mais que o dobro de pessoas no interior de Minas Gerais, em relação à região metropolitana de Belo Horizonte.

error: Este conteúdo é protegido contra cópia!